Na próxima quarta, Nova Canaã completa 62 anos de fundação
Por Lucas Machado
A cidade de Nova Canaã Paulista completará na próxima quarta-feira, 29, 62 anos de fundação.
Em comemoração à data, na próxima terça-feira, 28, haverá uma quadrilha na Escola Criança Feliz, com apresentações de danças realizadas pelos alunos. A Prefeitura servirá pipoca, amendoim, quentão, leite quente. Haverá, também, um grandioso forró.
Na quarta-feira, será realizada a cavalgada na cidade, e, nos dia 9 e 10 de julho, serão realizados, respectivamente, no Barracão do Recinto de Exposições, a quermesse, às 19:00 horas, e o leilão de gado, às 11:00 horas.
História
Nova Canaã Paulista foi fundada na década de 50, em 29 de junho de 1954, em terras adquiridas da Caic, por Inork Conceição da Silva.
As terras que formaram o perímetro urbano inicial, limítrofes à cidade, foram adquiridas na década de 40 pelo fazendeiro Stalamo, que, com a parceria de dois outros fazendeiros, adquiriu 6000 alqueires remanescentes das terras da antiga Fazenda Ponte Pensa.
Fundada a Vila de Nova Canaã, coube a José Francisco da Silva, conhecido como “Zé Chico”, a comercialização dos lotes que formaram o traçado planimétrico urbano.
As terras da área geográfica pertenciam então ao município de Santa Fé do Sul.
Elevada à categoria de Distrito no dia 28 de fevereiro de 1964, por força da Lei Estadual 8092, naquela ocasião delimitou-se a área distrital dentro do município de Três Fronteiras.
Nova Canaã emancipou-se por força da Lei Estadual 7664, de 30 de dezembro de 1991, e a instalação do município efetivou-se em 1° de janeiro de 1993.
Com a emancipação política, ocorreu a alteração do nome da cidade para Nova Canaã Paulista.