Na próxima semana, VII Aquishow, em Santa Fé

Publicado em 20/08/2016 00:08

Da redação

Nas próximas quarta, quinta e sexta-feira, dias 24, 25 e 26, Santa Fé do Sul realizará seu VII Aquishow, evento que reúne piscicultores, pescadores, trabalhadores em geral, técnicos que atuam na pesquisa, extensão rural, assistência técnica e na assessoria técnica a empresas e pisciculturas.
Nos dois primeiros dias acontecerão palestras, debates e visitas técnicas.
Serão montados uma Praça de Alimentação e stands de empresas fornecedoras de equipamentos, materiais, insumos e serviços, tanto para a atividade de piscicultura quanto para a pesca, que irão expor, comercializar e divulgar seus produtos.
As inscrições para as palestras são gratuitas e poderão ser feitas pelo site www.aquishow.org.br ou no próprio local; a entrega dos certificados será via e-mail.
O Aquishow, que recebe um grande número de pessoas e empresas ligadas ao setor de piscicultura e da pesca, acontecerá no Complexo Turístico, Cultural e Histórico Roberto Rollemberg, na Avenida Paulo Nunes s/n. Mais informações sobre as datas e horários das palestras encontram-se no site www.aquishow.org.br
No dia 24, às 9:00 horas, haverá a recepção aos participantes e autoridades. Em seguida, às 10:00 horas, acontecerá a solenidade de abertura, com a presença de diversas autoridades do município e região, bem como profissionais do ramo da pesca.
A primeira palestra acontecerá às 14:00 horas, com o tema “Experiências bem-sucedidas em Associativismo e Cooperativismo de Piscicultores: Cooperpesca – Lago da Serra da Mesa – GO”, proferida por Paulo Roberto Silveira Filho, da Cooperpesca – Cooperativa dos Piscicultores – Lago da Serra da Mesa, lago artificial da Usina de Serra da Mesa, quinto maior lago do Brasil, localizado no Noroeste de Goiás.
Às 15:20 horas haverá a palestra “Perspectivas para a Piscicultura em tempos de crise”, ministrada pelo Dr. Luiz Marques Ayroza – diretor do Instituto de Pesca – IP-APTA-SAA.
A terceira palestra do dia acontecerá às 16:20 horas, e o tema abordado será a “Qualidade de água em sistemas de cultivo em tanques-rede”, pelo palestrante Dr. Gianmarco da Silva David, do Polo Regional Centro Oeste – APTA- SAA.
Às 17:00 horas acontecerá a palestra “Projeto Probiótico Tilápia”, com a Dra. Danielle Carla Dias – Pós-doutoranda do Instituto de Pesca – IP-APTA-SAA; e, às 17:40, momento para o “Espaço empresarial”, seguido de uma Mesa Redonda, que acontecerá a partir das 18:00 horas, com o mediador Florisvaldo Capato, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Santa Fé do Sul – CATI-SAA. Após, visita aos stands.
O segundo dia, 25, também será marcado por diversas palestras de grande relevância, como a “Produção de peixes redondos em tanques-redes de Grande Volume. Uma alternativa a tilapicultura”, com palestrante Francisco Chagas de Medeiros, da Associação Peixe BR, a partir das 9:30 horas; “Uso de Aditivos acidificantes na nutrição de peixes: Melhoria da performance e saúde”, com Marcelo P. A. Toledo, da Trouw Nutrition Brasil, às 10:10 horas; “Biossegurança e enfermidades emergentes com ênfase em viroses”, com a Dra. Marina Keiko Pieroni Iwashita – Embrapa – Centro de Pesquisa da Pesca e Aquicultura, Palmas TO, às 10:50 horas; e, às 11:30, Mesa redonda, como a mediadora Dra. Daniela Castellani – Pesquisadora do Instituto de Pesca – IP-APTA-SAA.
Das 12:00 às 14:00 horas, visita aos stands e almoço livre.
A partir das 14:00 horas, a palestrante Dra. Renata Melon Barroso – Embrapa – Centro de Pesquisa da Pesca e Aquicultura, de Palmas, TO, discorrerá sobre a “Importância sócio econômica da Tilápia no Brasil”; às 14:40, será a vez de Laurence Ikeda, da Fish TV, que abordará o tema “Pesca Esportiva e seus benefícios ao ambiente e geração de renda”; às 15:20 haverá a palestra “Produção de Lambari”, ministrada pelo Dr. Fabio Rosa Sussel, da APTA de Pirassununga, e, às 16:00 horas, Coffee Break e visita aos stands.
Retomando aos estudos, às 16:20, haverá mais uma palestra, desta vez sobre a “Genética Aplicada a piscicultura”, por Alexandre Hilsdorf; e às 18:00 horas, Mesa redonda, com o mediador Dr. Eduardo Gianini Abimorad, pesquisador do Instituto de Pesca – IP-APTA-SAA.
Às 18:30 horas, haverá o encerramento do VIII Seminário de Piscicultura e Pesca do Noroeste Paulista e visita aos stands.
Na sexta-feira, 28, das 8:00 às 12:00 horas, visitas técnicas a pisciculturas da região.

Última Edição