Novo Cemitério de Santa Fé será aberto em junho
No dia 24 de junho será rezada uma missa no local
Espaço antigo do São João Batista tem apenas 12 espaços ‘vagos’, sem contar os jazigos perpétuos
Por Daniela Trombeta Dias
Localizado em uma área de 15 mil metros quadrados e situado ao lado do Projeto Renascer, em Santa Fé, já está pronto o novo cemitério de Santa Fé.
Segundo o secretário de Obras, Ariel Cassio Marques, o lugar não será inaugurado. “No dia 24, dia do aniversário de Santa Fé, será rezada uma missa no local. Assim que as 12 sepulturas que restam no antigo espaço forem ocupadas, as carneiras do novo espaço passarão a ser usadas”, explicou Ariel.
Contou ele ainda que o local comportará mil novas carneiras, portanto, por mais de dez anos não deverá haver problemas quanto a espaço para sepultamentos. “No local foi feito muro, uma sala para administração, sanitários, vielas entre as carneiras e ainda perfuramos poços pra analisar se haverá ou não contaminação do solo”, explicou ele.
Disse ainda que as carneiras são de alvenaria. “Não faremos mais escavação no solo para fazer os sepultamentos. Fizemos em alvenaria de blocos cerâmico impermeabilizados sobre radier de concreto, que é um tipo de laje maciça de concreto”, contou.
No local foram investidos aproximadamente 150 mil reais. “O muro dos fundos do cemitério foi feito com placas para que, futuramente, caso necessário, o cemitério possa ter seu espaço ampliado em até 15 mil metros quadrados. Solicitamos a Cetesb para que venha realizar a vistoria para que seja autorizado o uso do local”, finalizou Ariel.