O que pensam os candidatos a prefeito de Santa Clara D’Oeste

Publicado em 20/08/2016 00:08

Por Lelo Sampaio e Silva

Na semana passada, O Jornal entrevistou os três candidatos a prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio (Democratas), Elena Rosa Vidoti (PTN) e José Rafael Martins, o Faíco (PMDB) para saber deles quais os principais aspectos a destacar sobre seus planos de governo, em quais questões suas campanhas serão pautadas e o que esperam desta campanha eleitoral que teve seu início na última terça-feira, dia 16.
WairO candidato a prefeito de Santa Clara D’Oeste, Wair Jacinto Zapelão (PSDB), da coligação “Avançar com Seriedade e Honestidade”, afirmou que procurou ouvir a população como um todo para que seu plano de governo pudesse ser, então, elaborado, visando sempre, de maneira responsável, propostas possíveis de serem realizadas para atender as necessidades dos munícipes. “Não estamos aqui com propostas demagógicas, mágicas, onde tudo se pode e nada se concretiza”, ressaltou Zapelão.
Disse ele que, se eleito, irá dar especial atenção ao  Turismo, vocação natural do município, aproveitando a infraestrutura já existente no setor.
“Precisamos também fomentar a agricultura, especialmente a familiar, promovendo cursos de capacitação, incentivando a produção e,  consequentemente, a renda. Necessitamos manter a estrutura e o atendimento na Saúde, que, sem dúvida, é um dos melhores atendimentos do Estado, contando com atendimento de alto padrão de qualidade”, disse.
No que tange a Educação, o candidato ressaltou que é de extrema importância mantê-la de qualidade, proporcionando aos estudantes condições  para que os mesmos tenham cada vez mais vontade de estudar, contando com professores capacitados, como os já existentes, além dos funcionários, que são parceiros da Administração.
“Um fator importante a destacar é a seguridade junto ao funcionalismo público, haja vista que pretendemos manter rigorosamente em dia os seus salários, como vem acontecendo nos últimos três anos e meio, melhorando-os sempre que necessário”, afirmou o candidato.
Ao ser questionado sobre quais aspectos sua campanha será pautada, Wair Jacinto Zapelão foi enfático em afirmar que a mesma será focada na verdade, na ética, no respeito e seriedade, que, segundo ele, pautaram seus 52 anos de vida, doze dos quais na vida pública, sendo oito anos como vereador, e, dois destes, como presidente da Câmara.
“É com muita satisfação que hoje posso dizer que fiz um trabalho sério, tendo minhas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, e, nestes últimos anos, como vice-prefeito, ao lado do prefeito Claudiomar Sanches, pudemos fazer muito pela cidade”, salientou, afirmando também que será uma campanha feita de casa-em-casa, com os pés no chão, “tendo a coragem de olhar no olho do eleitor para expor nossas ideias, transmitindo-lhe credibilidade, segurança e a  certeza de não estarmos lhes vendendo promessas e sonhos que sabemos não poder ser realizados. Mostraremos, sim, ao eleitor, que o que temos para Santa Clara D’Oeste é um plano de ações, e não um simples projeto de poder”.
A respeito do que espera desta campanha eleitoral, Zapelão explicou que deseja que a mesma seja pautada pela ética, pelo respeito entre os candidatos, e, acima de tudo, para com o eleitor. “Espero que a bandeira defendida por todos os candidatos postulantes ao cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito seja a bandeira do município de Santa Clara D’Oeste, e que a vontade do povo  da cidade seja honrada pelo próximo prefeito e vereadores”, finalizou o candidato a prefeito de Santa Clara D’Oeste, Wair Jacinto Zapelão.
João ModaJá o candidato João Donisete Moda (PMDB), da coligação “Honestidade, Coragem e Inovação”, ao ser questionado sobre seu plano de governo, destaca quatro pontos essenciais, como a Moradia, pois pretende buscar recursos para construção de casas populares; a Saúde, haja vista, segundo ele, a necessidade de ser aprimorada, com a criação e continuação de projetos voltados à prevenção de doenças, ampliação do número de medicamentos do programa de assistência farmacêutica e ampliação de atendimento para exames.
Na área da Educação, Moda afirmou que pretende, caso eleito, investir em materiais pedagógicos, tecnologia da informação, manutenção e ampliação nos espaços escolares e ainda a criação de uma cozinha piloto, bem como a implantação do Projeto Guri.
Sobre o setor do Emprego, pretende reestruturar a Agência do Trabalhador, buscando vagas aos trabalhadores no município e cidades da região, além de qualificar a mão de obra, buscando parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – e outros, além de incentivar indústrias e fábricas do município e da região para se instalarem no Parque Industrial, gerando emprego aos cidadãos santaclarenses.
Quando questionado em quais aspectos sua campanha será pautada, o candidato João Donisete Moda, disse que “minha campanha é e será pautada na honestidade, no trabalho sério e sem falsas promessas. Estarei sempre aberto a ouvir os eleitores, para que possa estar preparado para atingir as expectativas da população”.
Sobre o que espera desta campanha eleitoral, o candidato finalizou dizendo que espera vencer, para que, de verdade, possa ajudar o município de Santa Clara D’Oeste.
Gabriel MolinaO candidato a prefeito Gabriel Molina (PTB), pela coligação “O Povo Não Esquece Quem Trabalha”, sobre os principais pontos a destacar em seu plano de governo, afirmou que o mesmo é detentor de novas propostas de administrar a cidade, com uma visão inovadora e moderna de gestão pública adquiridos com a experiência de dois mandatos consecutivos como prefeito. “Meu objetivo é e será direcionado a todas as ações na melhoria da Educação, Saúde, Habitação, Assistência Social, geração de emprego e renda, infraestrutura, meio ambiente, acesso à Cultura, Esporte, Turismo e Lazer a toda a população”, disse Molina, que acrescentou que seu plano de governo completo está disponível no site http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/divulgacao-de-candidaturas-e-contas-eleitoral.
Em entrevista a O Jornal, Gabriel Molina afirmou que sua campanha será pautada em preposições construtivas e nos princípios da transparência, da democracia, sem qualquer critica personalizada. “O que eu prometo é o respeito, porque se você respeita a população, você tem uma gestão limpa, e isso é essencial”, disse.
A respeito do que espera desta campanha eleitoral, concluiu dizendo que “estou muito otimista, e espero que esta campanha, de fato, seja uma campanha limpa, onde os programas de ideais possam prevalecer, até porque da nossa parte será assim, e eu espero que os demais candidatos também tenham esse mesmo sentimento”.

Última Edição