Parque Ecoturístico das Águas Claras está sendo revitalizado
O local terá cadeiras adptadas para o banho de praia para portadores de deficiências
Parque terá ainda um local para a Guarda Municipal Ambiental, que orientará os visitantes
Por Lelo Sampaio e Silva
A Prefeitura de Santa Fé do Sul está realizando as obras de remodelação do Parque Ecoturístico das Águas Claras, com ampliação do número de quiosques e banheiros com a implantação de 3 acessíveis, além de cadeiras adaptadas para o banho de praia para os portadores de deficiências, poço semi-artesiano com reservatório metálico, troca do passeio que será construído com bloquetes coloridos com acessibilidade e piso tátil e sinalização vertical/horizontal no seu interior, troca da iluminação, além de implantação do sistema de drenagem
Segundo Ariel Cássio Marques Fernandes, secretário do Setor de Obras e Serviços Públicos, a mata nativa que faz parte do parque está sendo dotada de uma trilha suspensa em madeira tratada para preservação do terreno e da mata existente a um 1,5 metros do terreno, com um corrimão de 1 metro de altura, cuja extensão é de 331 metros lineares e largura de 2 metros em forma de cruz, dotada de iluminação, afim de que os passeios sejam feitos pelos quatro cantos da mata.
Será feita a adequação do museu ecológico existente com uma área de 262,80 metros quadrados, a fim de receber a Guarda Municipal Ambiental, que terá a função de recepcionar, orientar e acompanhar os visitantes na área do parque, principalmente o acesso à mata. Além disso, o local terá um notebook com um projetor multimídia para exibição de filmes e slides.
Na parte de cima do museu, na entrada da estrada que margeia a mata, desde a pista asfaltada até as margens do ribeirão, serão construídas salas de recepção, sanitários, vestiários e estacionamentos calçados e a estrada será dotada de piso em bloquetes e pavimentação asfáltica. O parque terá toda a parte de alambrado removida e substituída por gradil de ferro.
Já a Guarda Municipal Ambiental, que dará suporte aos visitantes será dotada de GPS portátil, com bússola de 3 eixos; barco de alumínio, de 5 metros e motor de popa de 25 HP e carreta; binóculo up close, com zum 10-30×50; e uma moto de 209 cilindradas.
Trata-se de uma remodelação do Parque Ecoturístico das Águas Claras, que proporcionará a população e visitantes, além de desfrute da praia, a realização de passeios pela mata nativa e também uma forma de lazer, inclusive para as pessoas portadoras de deficiência, o que proporcionará um aumento do fluxo de visitantes, concluiu Ariel Cássio Marques Fernandes.