Pelo menos 100 pessoas são atendidas diariamente nas Estratégias de Saúde da Família

Publicado em 3/12/2016 00:12

Por Lelo Sampaio e Silva

As nove ESFs – Estratégias de Saúde da Família – de Santa Fé do Sul atendem por dia pelo menos 100 pacientes, entre consultas, desde as médicas, com clínico geral, e de Enfermagem, além de dentista e nutricionista, até mesmo os procedimentos mais diversos, como inalação, curativo, medicação, testes rápidos, vacinas, dentre outros.
Todos os munícipes estão inseridos em uma Estratégia de Saúde da Família, que é justamente o nome que se dá atualmente a uma das mais bem-sucedidas iniciativas brasileiras em saúde das últimas décadas.
Foi concebida em 1993, com o nome de Programa de Saúde da Família (PSF), a partir de iniciativas brasileiras e algumas iniciativas internacionais mais adiantadas.
Um dos grandes diferenciais da Estratégia de Saúde da Família é a definição clara do território e, mais importante, das pessoas sob a responsabilidade de cada equipe, o que fortalece o vínculo da equipe clínica com a população, extremamente fundamental justamente em uma época em que condições crônicas se tornaram muito mais importantes para o sistema de saúde do que as urgências e emergências.
Em Santa Fé do Sul, são nove ESFs, a ESF Centro 1, localizada na rua 9, nº 603; a Centro 2, na rua 5, nº 2069; a Centro 3, situada na rua 18, nº 1530 e a ESF Centro 4, na rua 19, nº 1253. Já nos bairros, a cidade conta com a ESF Bela Vista, situada na rua 33, nº 635; na ESF Orestes Borges, na Avenida Rio Paraná, nº 332; a ESF Vila Mariana, localizada na rua 2, nº 49; a ESF Celso Xavier, na Avenida Mangará, nº 300; e a ESF 13 de Maio, situada na rua Rua 7 de Setembro, nº 792.
O Atendimento médico em todos os ESFs da cidade funciona por agendamento. O usuário procura a ESF e agenda sua consulta. Caso o paciente não se estiver se sentindo bem, seja um mal estar, dor, ou qualquer outro problema, ele passará por uma consulta de Enfermagem, e, após ser avaliado, será encaixado para um médico no mesmo dia. O paciente também poderá ser enviado a Santa Casa, AME, ou qualquer hospital, haja vista que, dependendo do caso, pode necessitar de um especialista.
As Estratégias de Saúde da Família funcionam de segunda a sexta-feira, das 7:00 ás 17:00 horas.

Última Edição