Polícia Civil de Santa Fé realiza trabalho eficiente na cidade
Por Lelo Sampaio e Silva
A maioria dos casos de prisões de traficantes é realizada pela Polícia Civil, através de informações passadas pela população, via telefone 197, e grande parte dos casos têm sido positivos.
Segundo o delegado Higor Vinícius Nogueira Jorge, do SIG – Setor de Investigações Gerais da delegacia de Policia de Santa Fé do Sul –, toda denúncia é atendida pelo setor, que reúne os agentes que fazem uma checagem e determina a forma de atuação em cada caso, pois a polícia entende que todo crime deve ser investigado, independentemente da sua gravidade, desde um furto de veículo até crimes de maior vulto praticados através de organização criminosa especializada em tráfico de drogas. Todos os delitos são investigados e busca-se sempre o esclarecimento da autoria e a coleta de provas incriminatórias.
No caso de prisão de traficante ou suspeito em flagrante, a polícia civil se desloca para a residência do mesmo e faz uma busca minuciosa.
Desde o final de 2014, buscou-se estimular a troca de informações e as operações conjuntas entre as polícias Civil e Militar, num total de 6 operações até o momento, além de 20 mandados de busca e apreensão, com 16 pessoas de ambos os sexos presas e 3 menores que foram enviados ao Conselho Tutelar do município, o que resultou num recolhimento de 518,61 gramas de maconha, 11,67 gramas de cocaína e 147,32 gramas de crack, com um aumento de cerca de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Acreditamos que o aumento na prisão de traficantes se deve a esse trabalho integrado entre as polícias civil e militar, que têm tornado mais eficaz o enfrentamento ao tráfico de drogas”, afirmou o delegado Higor Vinícius Nogueira Jorge.