Polícia Militar conta agora com nova sistemática no atendimento das ligações 190

Publicado em 7/05/2016 00:05

Por Lucas Machado

Primeiramente o cidadão deve transmitir as informações
do município e o endereço da ocorrência

10 Tenente da PM de Santa Fé explica nova sistemática do atendimento das ligações 190A Polícia Militar de Santa Fé já conta com a nova sistemática no atendimento das ligações 190. A mudança ocorreu ontem, dia 6, em Santa Fé, entretanto, outras cidades da região já começaram operar pelo novo sistema desde o dia 2 deste mês.
Agora as ligações 190 serão recebidas e cadastradas pelos policiais militares do Copom – Centro de Operações da Polícia Militar –, de São José do Rio Preto, e posteriormente transmitidas para o 16º Batalhão da PM de Fernandópolis, que realizará o despacho da viatura para o atendimento da solicitação no município da ocorrência.
De acordo com o tenente da PM de Santa Fé, João Paulo Peres, antigamente as ligações eram localizadas, ou seja, recebidas na própria base da PM do município da ocorrência, e, em muitos os casos, em cidades pequenas, atendidas pelo próprio policial da ocorrência.
“Agora, existe uma equipe treinada e especializada, com equipamentos modernos para realizar este atendimento. Conforme o solicitante passa a ocorrência, a mesma já é cadastrada e despachada para Fernandópolis, de onde é transmitida para a viatura”, explicou ele.
O tenente Peres relatou ainda que a Central de Operações tem equipamentos modernos e especializados e que toda ligação ficará gravada. “Por mais que sejam cidades distantes, a partir de exemplos que temos de outras regiões, o atendimento fica até mais rápido, pois quem recebe a ocorrência é o policial que está em patrulhamento” disse ele.
Peres disse ainda que em cidades menores, muitas vezes as pessoas costumam não saber o endereço e utilizam referências para situar o local da ocorrência. “A orientação é para que seja passado primeiramente o nome do município, o endereço, e, posteriormente, a ocorrência”.
Ele ressaltou que a PM ganha com efetivo. “Precisávamos manter equipes no batalhão para atender as ocorrências, e, agora, este efetivo pode ser direcionado para o patrulhamento”.
Esta sistemática, que está sendo aplicada em todas as regiões do Estado desde 2013, faz parte da diretriz da Polícia Militar do Estado de São Paulo como ação de aprimoramento profissional, visando a constância na melhoria do atendimento ao cidadão.

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