Polícias Federal e Ambiental de Jales cumprem mandados de busca em Ilha Solteira

Publicado em 26/03/2016 00:03

A investigação é relativa à pesca ilegal nas proximidades da Usina de Ilha Solteira

Por Lucas Machado

Aproximadamente 30 policiais, entre federais e militares ambientais, participaram de diligências na manhã de sexta-feira da semana passada, 18, do cumprimento de dois mandados de busca e apreensão no município de Ilha Solteira.
O objetivo das diligências foi o de apreender petrechos utilizados para a prática ilegal de pesca nas proximidades da barragem da hidrelétrica de Ilha Solteira.
Em uma das residências os policiais apreenderam um barco com motor, redes de pesca, arpões, roupas de mergulho, máscaras, nadadeiras, dentre outros objetos.
As investigações iniciaram a partir de informações obtidas indicando que indivíduos que praticavam a pesca ilegal reiteradamente também estavam utilizando toucas que cobriam seus rostos para dificultar sua identificação pelo sistema de monitoramento da usina e intimidar os policiais durante abordagens e fiscalizações de rotina.
A pesca nas proximidades de usina hidrelétrica é terminantemente proibida. Pescadores que forem surpreendidos praticando este crime ambiental podem ser presos em flagrante delito por infração ao artigo 34 da lei 9.605/98 (Lei dos crimes ambientais), com pena de prisão de até três anos de detenção, além de responder por infração administrativa que pode resultar em multa com valor inicial de R$ 700,00 que é acrescida de R$20,00 por cada quilo de pescado ilegal.
Barcos, motores e demais objetos utilizados na pesca também são apreendidos nas operações de fiscalização realizadas pela Polícia Ambiental.

Última Edição