Prefeito Ademir Maschio destaca algumas das metas para os próximos cem dias de governo
Por Lelo Sampaio e Silva
Muitos santafessulenses devem ter se perguntado o porque a Prefeitura de Santa Fé do Sul ficou fechada ao público durante esta semana.
Segundo o prefeito Ademir Maschio, todo o sistema de atendimento, seja para protocolos, pagamentos, dentre outros, está sendo reestruturado para que haja um melhor atendimento à população a partir de segunda-feira, dia 9.
“Estamos ainda com algumas pendências em nosso sistema para que possamos, inclusive, realizar pagamentos aos fornecedores. A medida se fez necessária também porque tivemos que readequar as salas do Paço, uma vez que agora temos, por exemplo, um chefe de gabinete, secretário de Turismo, e a Secretaria de Planejamento dentro da Prefeitura.”, explicou Maschio.
“Podem até dizer que a atual administração está ‘inchando’ a folha de pagamento, mas o fato é que essas medidas foram tomadas a partir de reivindicações da população. Diminuímos uma Secretaria, a dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ou melhor, a incorporamos a Secretaria de Ação Social, pois entendemos que a pasta pode dar o mesmo apoio oferecido anteriormente ás pessoas com deficiência. Assim, foi criada a Secretaria de Ação Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Desta forma, pessoas que trabalhavam na antiga Secretaria foram remanejadas para outros setores”, explicou.
O prefeito acredita que mudanças são necessárias, até porque é importante que se tenha secretários no município, como do Turismo, de Cultura, de Planejamento, assim como o chefe de gabinete.
“O fato é que houve poucas contratações, uma vez que procurei colocar pessoas com competência e que já possuíam seus cargos efetivos”, disse.
Os cem dias de governo
Segundo o prefeito, antes da posse houve uma reunião com todos os secretários, quando foram discutidos todas as metas, anseios, necessidades e prioridades a serem atingidos nos primeiros cem dias.
“Logo de início já pedimos que todas as Secretarias ofereçam um trabalho humanizado, atendendo a todos os munícipes de forma mais próxima, dando-lhes a resposta que todos anseiam, e de forma rápida. Evidentemente que cada secretário tem já toda a autonomia para remanejar funcionários e colaboradores, assim como para montar seus calendários, isso para que possamos cumprir nossas metas em cada setor”, disse o prefeito.
Ele explicou também que já no início desta semana houve o conserto de algumas máquinas da Prefeitura. “Nosso objetivo de imediato é realizar a limpeza geral na cidade. Em contrapartida, cobraremos também da população essa limpeza, no sentido de não deixarem lotes sujos, não jogando lixo em locais impróprios, colocando o lixo nos horários estabelecidos. A Prefeitura tem, sim, que fazer a parte dela, que é a de deixar a cidade limpa, livre, inclusive, de possíveis criadouros de mosquitos e animais peçonhentos; entretanto, cobraremos o mesmo da população”, ressaltou Maschio.
O prefeito relatou que a princípio a Administração fará, inclusive, a limpeza dos lotes da cidade. Porém, segundo o prefeito, a partir de abril, a lei municipal que obriga os proprietários a manterem seus lotes limpos terá uma fiscalização maior, ou seja, inicialmente será dado um prazo para o cidadão efetuar a limpeza de seu lote e, caso ele não o faça, o o proprietário será notificado, e se, mesmo assim, não tomar providências, ele será autuado. “Tenho certeza que a população entenderá o nosso objetivo, pois vê esta questão com bons olhos, e, por isso, não teremos muitos problemas”, explicou o prefeito.
Promessas
Com relação a promessas feitas em campanha, ele fez questão de ressaltar que todas serão cumpridas. “Nesses cem dias de governo daremos o pontapé inicial para a integração da Saúde no município. Com relação aos ranchos, nas próximas semanas, todo o lixo orgânico produzido no dia-a-dia, será recolhido as segundas e quintas-feiras, no período da tarde. Faremos depois um trabalho de conscientização com os proprietários de ranchos sobre a necessidade da limpeza e coleta de galhos e entulhos, até porque esse material, que até então vinha sendo recolhido a cada mês, passará a ser feito a cada dois meses, através do Mutirão da Limpeza.
Desta forma, todos os proprietários e rancheiros deverão depositar galhos e entulhos dois dias antes da coleta apenas, uma vez que, se fizerem de forma diferente, ou seja, se depositarem o lixo, mesmo que nos locais apropriados após o recolhimento, o lixo ficará exposto dois meses no local, daí a necessidade de um trabalho de conscientização.
“Quem depositar em dias não estabelecidos será notificado e autuado, haja vista que precisamos, como Estância Turística, ser uma cidade limpa”, ressaltou.
Ademir afirmou também que de imediato todas as árvores das avenidas serão podadas.
Carnaval
Sobre as festas carnavalescas, o prefeito afirmou que a administração anterior, como o próprio ex-prefeito Armando Rossafa explicou em outras ocasiões, deixou restos a pagar a fornecedores. Deste modo, segundo Maschio, além da crise econômica pela qual o país está passando, será imprescindível quitar essas dívidas primeiramente, e isso será sua prioridade. “É provável que não faremos o Carnaval popular este ano, haja vista que acabamos de assumir a Administração, e não há tempo hábil para pleitear junto ao Ministério do Turismo qualquer verba para que ele seja realizado. Evidentemente que no próximo ano Santa Fé do Sul terá o seu Carnaval de Rua”, disse.
Palco da Praça
Embora o ex-prefeito Armando Rossafa tenha sido veementemente criticado quando optou pela construção do novo palco na Praça Salles Filho, é fato a sua necessidade. “Para as festividades de final de ano, por exemplo, durante o Sonho de Natal, o ex-prefeito conseguiu com o Ministério do Turismo uma verba para que pudesse trazer para Santa Fé shows que agradassem a população. Entretanto, houve a necessidade de interditar a Avenida Navarro de Andrade e, além do transtorno, onerou os cofres públicos para a montagem de um palco que comportasse os shows maiores. Evidentemente que a medida tomada por ele se fez necessária, uma vez que o palco antigo não comporta mais eventos como os ocorridos”, salientou Maschio.
Segundo o prefeito, toda a obra estará pronta, no mais tardar, para as festividades do aniversário da cidade, no mês de junho.
Ficcap
Sobre a realização da Ficcap, Ademir afirmou que brevemente irá a Brasília, juntamente com o secretário de Turismo Ruy Reis. “Evidentemente que se conseguirmos recursos tal qual foram destinados ao Projeto Sonho de Natal, a Ficcap será realizada pela Prefeitura, e para isso nos empenharemos ao máximo. Na falta de recursos, pelo menos este ano, faremos a Ficcap nos moldes dos últimos anos, de forma terceirada, devido a escassez de recursos próprios. Mesmo terceirizada, a festa terá o nome de Ficcap – Feira Industrial, Comercial, Cultural e Agropecuária –, e já teremos a resposta para a realização pela Prefeitura ou não até o final do próximo mês”, ressaltou Ademir.
Consagra
Sobre o Consagra – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região dos Grandes Lagos –, na quinta-feira, dia 5, houve uma reunião com os prefeitos de Nova Canaã Paulista, Santa Rita D’Oeste, Três Fronteiras, Santa Clara D’Oeste e Rubineia, e nela foi eleita a nova diretoria, sendo eleito, por unanimidade, o prefeito de Santa Fé do Sul Ademir Maschio o novo presidente do órgão.
“Evidentemente que fico feliz em saber que todos os prefeitos depositaram em mim total confiança para presidir o Consagra, e posso afirmar que trabalharemos em parceria com todos os prefeitos”, disse
Sendo assim, a nova diretoria para o biênio 2017-2018 ficou com Ademir Maschio como presidente; vice presidente, o prefeito de Nova Canaã Paulista, José Marcos Alves; diretor financeiro, o prefeito de Três Fronteiras, Rubens José Belão; o diretor de patrimônio, o prefeito de Santa Clara D’Oeste, Wair Jacinto Zapelão e o secretário, Alaor Pazian, prefeito de Santa Rita D’Oeste.
Para finalizar, Ademir Maschio fez questão de enfatizar que quer fazer uma administração com muita responsabilidade. “Montamos uma equipe muito competente. Sinto também que até mesmo os funcionários que já trabalhavam em seus setores estão entusiasmados com o que temos pela frente. Peço a população que nos dê um prazo para que possamos realizar o nosso trabalho de forma eficaz, e tenho a certeza de que Santa Fé do Sul será uma ótima cidade, com uma administração com muito respeito aos cofres públicos e a todos os santafessulenses”, concluiu o prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio.