Prefeito recebe visita do deputado estadual Carlão Pignatari
Por Vinicius da Costa
O prefeito de Santa Fé do Sul Ademir Maschio, recebeu na tarde da última quinta-feira, dia 5, o deputado estadual Carlão Pignatari.
Em entrevista a O Jornal, o deputado afirmou que esteve na cidade realizando uma visita de cortesia e também conhecer os novos vereadores e secretários. “Ademir é o primeiro prefeito que estou visitando, pois recentemente esteve em meu gabinete em São Paulo conhecendo as Secretarias e realizando um contato com cada secretário. Assim, desta forma decidi retribui-lo efetuando esta visita, cumprimentando cada secretário, vereador e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Favaleça. Creio que esta visita fará com que nós possamos começar o ano de 2017 com chave de outro”, disse.
O deputado ressaltou que o governo de Ademir está apenas começando e que ele ainda poderá obter recursos como o do FID – Fundo de Interesses Difusos –. “Este fundo é mantido por recebimento de multas de danos ambientais, ou seja, é destinado ao ressarcimento dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no âmbito do território”, afirmou Carlão Pignatari.
Ele ainda disse que o prefeito lhe fez um pedido especial em relação à construção da nova lagoa de tratamento de água e esgoto. “Iremos em breve nos reunir com o governador Geraldo Alkmin, para que possamos discutir sobre os valores a serem repassados pelo Estado para que esta lagoa saia do papel e se torne uma realidade”, enfatizou o deputado estadual Carlão Pignatari.
O prefeito Ademir Maschio afirmou que a lagoa já existente não é suficiente devido ao grande volume de fluxo de água e esgoto. “Temos também o frigorífico JBS que está aumentando gradativamente o número de abates, fazendo com que a antiga lagoa fique superlotada. Desta forma estamos trabalhando para efetuarmos o projeto da nova lagoa de tratamento e, assim, apresentar ao governador para que ele possa realizar o repasse da verba e darmos início a construção”, disse.
Além disto, Ademir relatou que está suspendendo o pagamento do 14º Salário dos servidores públicos municipais, inclusive da Funec, SAAE e Prefeitura, que fazem aniversário em janeiro. “Há dois anos o TCE – Tribunal de Contas do Estado – vem recomendando a suspensão do pagamento, e em 2016 apontou a necessidade de extinção do benefício que, segundo entendimento dos auditores, é uma despesa inconstitucional”, relatou.
Ele ainda afirmou que se o MP – Ministério Público – entender que este salário deve ser extinto, vai cumprir a recomendação e não irá correr o risco de sofrer um processo de improbidade. “Estamos analisando. e aguardando um parecer dos assessores jurídicos da Prefeitura e irei discutir sobre o assunto com os vereadores da Câmara Municipal, e se existir algum mecanismo de compensação para recompensar os funcionários, iremos adotá-los desde que desde que seja legal, porque algumas prefeituras já adotaram medidas alternativas”, disse.
Ademir Maschio, no entanto, confirmou que os aniversariantes de janeiro, que têm direito ao 14º salário já não vão receber este mês até que se conheça uma posição oficial do Ministério Público. “Não é o Ademir que está tomando essa decisão, é um apontamento e uma recomendação do Ministério Público que considerou inconstitucional o pagamento do 14º Salário”, finalizou o prefeito Ademir Maschio.