Prefeitura de Rubineia realiza o primeiro mapeamento da orla fluvial para o turismo náutico

Publicado em 10/02/2023 00:02

Da Redação

A Administração do Município de Interesse Turístico de Rubineia, através do Departamento de Turismo e com apoio dos departamentos de Agricultura e Comunicação, realizou nesta semana o primeiro mapeamento da orla fluvial que corresponde ao território do município.
A ação está mapeando pela primeira vez todo trecho em água e demarcando os principais pontos que já são usados para pesca, embarque e desembarque e a localização de atrativos turísticos e empreendimentos do setor as margens do rio Paraná para facilitar e incentivar ainda mais a prática do turismo náutico e ações relacionadas.
O objetivo do projeto é dar segurança a navegação dos turistas, tanto de embarcações de recreio e lazer, como para pescadores esportivos, além de evidenciar os mais de 60 km de orla fluvial.
O trabalho de demarcação da orla foi realizado pela equipe através de sistema de localização e ao término será gerado um mapa de toda margem do rio com os principais pontos. Ao todo foram demarcados mais de 40 locais turísticos ou de interesse localizados às margens do rio Paraná, sendo pontos de pesca, pontos de apoio, pousadas, restaurantes e marinas. Para passeio, foram demarcados pontos de mergulhos, prainhas e meios de hospedagem.
Além do mapeamento foram feitas imagens de drone, de solo e subaquáticas, para demonstrar todo o potencial e beleza natural que só existem em Rubineia. O material será importante para atualização do site, plano diretor e confecção de material gráfico para a participação em feiras e eventos e apresentação para futuros investidores.
“Quando o trabalho estiver concluído, o turista poderá, através de um QRCode, baixar a rota completa em seu celular e navegar pelos pontos demarcados do rio. Além de ter todo o traçado pertencente ao município, eles também terão a facilidade dos pontos de pesca. São mais de 60 quilômetros de extensão de beira de rio e que se estendem do Córrego da Abelha até a divisa de Suzanápolis, nas proximidades da Fazenda Limoeiro. A demarcação dará mais segurança aos navegantes”, explicou o diretor de Turismo, Evandro Santos”.

Última Edição