Presidente da Funec fala sobre o Fies
Por Lelo Sampaio e Silva
O Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar os estudantes matriculados nos cursos na graduação superior em instituições não gratuitas, e que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos por aquele Ministério.
Segundo Ademir Maschio, presidente da Fundação de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, no início de 2013 foi celebrado um convênio de adesão ao Fies entre a Funec e o Ministério da Educação, a fim de possibilitar que o estudante sem condições financeiras obtivesse o financiamento dos seus estudos, com um prazo de abrangência de três vezes a duração do seu curso, além de uma carência de 18 meses para iniciar os pagamentos das parcelas estabelecidas no contrato entre o estudante e o Fies.
Disse ele ainda que no final do ano de 2014 a Funec contava com 409 alunos que conquistaram seus contratos do financiamento, sendo que os pagamentos são feitos à instituição através do Fies, conforme cronograma elaborado pelo Ministério da Educação.
Ele disse também que neste ano foram feitos mais 105 contratos, nos mais diferentes cursos, sendo que os mais procurados são Odontologia, Engenharia, Direto, Fisioterapia e Enfermagem.
Com relação ao aditamento dos contratos anteriores a 2014, Maschio informou que restam 46 alunos que ainda não conseguiram fazê-lo, pois é da responsabilidade deles, sendo que cada um possui uma senha de acesso ao site do Fies para as providências necessárias, não podendo a Funec interferir nesse tipo de negociação.
Referente aos atrasos nos repasses por parte do governo federal, o presidente da Funec disse que o pagamento de dezembro de 2014 foi realizado em fevereiro de 2015, e sobre os pagamentos deste ano ainda não foram feitos nenhum, mas existe uma previsão de que até o próximo dia 30 de abril sejam quitados os meses de janeiro e fevereiro.
Sobre os alunos que ainda não obtiveram o aditamento, Ademir Maschio disse que o prazo é até o dia 30 de abril, e, apesar de muitos alunos não terem conseguido ainda fazer os aditivos, o próprio Ministério da Educação está divulgando através das mídias que todos os alunos inscritos até 2014 terão seus contratos aditados.
“O convênio referente à adesão da Funec ao Fies, para a instituição e os alunos, foi uma grande conquista, uma vez que possibilita aos estudantes sem condições financeiras o acesso ao financiamento do seu curso com um grande prazo para o pagamento.”, concluiu o presidente Ademir Maschio.