Projeto da Funec leva à instituição alunos de diversas escolas da região
Por Lelo Sampaio e Silva
A Funec – Fundação de Educação e Cultura – de Santa Fé do Sul desenvolveu, há alguns anos o projeto “Venha nos Conhecer”, cujo objetivo consiste em levar alunos de diversas instituições do Ensino Médio para que eles possam conhecer a instituição.
Segundo a diretora pedagógica da Funec, a professora doutora Sâmira Ambar Lins, existe atualmente uma equipe destinada a divulgar a instituição nessas escolas, no sentido de trazê-los para prestar o nosso vestibular. “Durante essas idas as escolas, também convidamos os alunos para que eles façam uma visita a Funec, isso para fazer com que os mesmos realmente conheçam como a instituição funciona”, explicou a diretora.
Geralmente essas visitas são feitas em grupos de aproximadamente 40 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, e a Funec os recepciona em dias e horários previamente agendados.
“Embora o convite seja feito todos os meses, a partir do mês de fevereiro as ocorrem duas ou três vezes por semana, nos horários matutino e vespertino, principalmente as vésperas dos vestibulares, exatamente quando os alunos têm mais dúvidas quanto a profissão a escolher”, disse Sâmira.
Ela explicou também que Funec possui um setor de vestibular, implantado há aproximadamente três anos, que visita as escolas. Mediante o interesse dos alunos, a equipe da instituição organiza um roteiro para que, então, a visita desses alunos aconteça.
A diretora pedagógica ressaltou que inicialmente os alunos não vão até a instituição para assistir qualquer tipo de aula, e sim para conhecer a instituição. Esses alunos são levados ao anfiteatro, onde assistem a um vídeo institucional mostrando-os todos os cursos disponíveis, como funciona a Funec, desde quando existe, assim como a explicação de como funciona cada profissão. Em seguida, esses alunos fazem um passeio por toda a instituição, oportunidade para conhecer os laboratórios, clínicas e outras dependências.
“Ao final dessa visita, os alunos são convidados a assistir posteriormente uma aula de seu interesse e, caso haja essa vontade, o coordenador do curso pretendido pelo aluno entra em contato com esse mesmo aluno para que ele vá até a instituição para, enfim, participar de uma aula, tal qual como a é”, disse a diretora pedagógica.
São diversas escolas da região que fazem parte do projeto, como das cidade de Aparecida do Taboado, Paranaíba, Jales, Ilha Solteira, Mesópolis, Paranapuã, Três Fronteiras, Rubineia, Santa Clara D’Oeste, Palmeira D’Oeste, Vitória Brasil, São Francisco, Santa Albertina, além de todas as escolas de Santa Fé do Sul.
Ela também explicou que muitas vezes a Funec é convidada a fazer um evento denominado ‘Evento de Profissões’, quando cada coordenador ou professor vai até as escolas, e lá explica todos os assuntos pertinentes ao curso, área de atuação, salário médio do profissional, o que se estuda no curso, quais são as disciplinas, ou seja, uma explanação para que todas e quaisquer dúvidas dos alunos possam ser eventualmente esclarecidas.
“Neste projeto são contempladas as escolas de muitas cidades, como as Rubineia, Santa Clara D’Oeste, Palmeira D´Oeste, Aparecida D´Oeste, Marinópolis, Jales e Aparecida do Taboado. É importante ressaltar que este é outro trabalho que desenvolvemos junto às escolas da região, pois nele são os professores ou coordenadores que vão as escolas, e não as escolas até a Funec”, concluiu a diretora pedagógica da Funec, a professora doutora Sâmira Ambar Lins.