Projetos de extensão do curso de Fisioterapia da Funec oferecem atendimentos gratuitos

Publicado em 18/06/2016 00:06

Da redação

Fisioterapia - Projetos de extensão Climatério e Reabilitação Uroginecológica atendem população - foto ClimatérioVisando a saúde e o bem-estar de homens e mulheres, neste semestre o curso de Fisioterapia da Funec desenvolveu vários projetos de extensão, entre eles, a reabilitação Uroginecológica e Coloproctológica e o atendimento Fisioterapêutico no Climatério. Os projetos contam com o envolvimento dos profissionais de fisioterapia, docentes da Funec e especialistas nas áreas, juntamente com os alunos do curso de Fisioterapia.
A Reabilitação Uroginecológica e Coloproctológica, supervisionada pelas professoras Máira Daniéla dos Santos e Claudia Mencaroni Lopes, presta assistência a pacientes com disfunções urinárias, sexuais e anorretais.
O objetivo do Projeto é oferecer atendimentos uroginecológicos, preconizando o aprendizado do aluno e, ao mesmo tempo, a qualidade de vida da comunidade. São realizados aproximadamente 130 atendimentos por mês.
A coordenadora do curso de Fisioterapia, Luciana Faissal disse que por ser a única unidade que realiza esses atendimentos gratuitamente na região, o número de pacientes encaminhadas ao Centro de Reabilitação da Funec por médicos ginecologistas e urologistas ao tratamento especializado vem crescendo a cada ano.
José Augusto de Ângelo, de 56 anos, é paraplégico e paciente no Projeto Reabilitação Uroginecológica e Coloproctológica.
“Eu fui muito bem atendido pelos alunos e pelas professoras. Elas demonstraram bastante interesse no meu caso e foram muito prestativas. Recebi ótimas orientações que auxiliaram na melhora da minha rotina”, relatou José Augusto de Ângelo.
O Projeto de Atendimento Fisioterapêutico no Climatério, supervisionado pela professora Claudia Mencaroni Lopes, atende mulheres que vivem esse período que antecede a menopausa.
A professora Claudia explicou que o climatério é a fase de vida da mulher que começa por volta dos quarenta anos de idade, quando ocorre uma diminuição na produção de hormônios pelos ovários.
“Essa deficiência hormonal no organismo pode provocar uma série de sintomas físicos e emocionais, chamados de síndrome climatérica. Esses sintomas variam de mulher para mulher de acordo com fatores sociais, culturais e biológicos” relatou Claudia Mencaroni Lopes.
No Projeto Climatério, que atende cerca de 200 mulheres mensalmente, são desenvolvidas atividades a fim de promover a saúde global, prevenir doenças e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida às pacientes através da troca de informações, de vivências e ações preventivas, como exercícios de alongamento, fortalecimento, correções posturais, dentre outros.
Segundo a diretora pedagógica da Funec Sâmira Ambar Lins, os projetos de extensão são essenciais para uma formação global.
“Os projetos possibilitam que nossos alunos aprendem conteúdos extracurriculares, contribuindo para uma formação de excelência, além de oferecermos atendimento gratuito à população, proporcionando melhora na qualidade de vida” relatou a coordenadora.
Os Projetos Reabilitação Uroginecológica e Coloproctológica e Atendimento Fisioterapêutico no Climatério funcionam no Centro de Reabilitação da Funec, no Campus I, na rua Oito, 854. Os dias e horários variam a casa semestre.
Outras informações pelo telefone 3641 9000.

Última Edição