Quais as principais doenças bucais que afetam o brasileiro
É preciso cuidar da saúde da boca. Além disso, estudos científicos comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo.
As más condições de higiene podem causar diversas doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades ou agravá-las, principalmente as doenças cardiovasculares e diabetes.
A equipe de O Jornal entrevistou o dentista Rafael Gustavo Correia de Carvalho, da Clínica Sorrivida, para saber quais são as principais doenças bucais mais comuns nas pessoas.
Segundo ele, os problemas mais encontrados no dia a dia em uma clínica odontológica são as cáries e a gengivite, e que são resultantes geralmente da má higienização.
“A cárie é uma das doenças bucais mais comuns no mundo. Caracteriza-se pela destruição das estruturas calcificadas dos dentes, que são o esmalte, a dentina e cemento’. É uma doença silenciosa e causa destruição progressiva dos dentes, provocada pelos ácidos produzidos pelas bactérias da placa bacteriana quando ingerimos açúcar com frequência. Pode causar dor e desconforto, assim como sintomas como sensibilidade ao gelado ou ao doce, e, em casos mais graves, dor espontânea, que varia entre leve, moderada e exacerbada. O tratamento para a cárie em fase inicial é realizado através da restauração. Já em estagio avançado de dor, o correto é a endodontia, ou mais conhecido como canal. Sua prevenção é principalmente realizada por escovação, e o uso de fio dental de forma correta, pois restos alimentares irão nutrir as bactérias para o avanço da doença”, relatou o dentista.
Rafael afirmou que, no caso da gengivite, seus principais sinais são a vermelhidão, inchaço e sangramento gengival, podendo ser acompanhados de dor na região. Isto é geralmente resultado também da escovação e uso de fio dental de maneira deficiente, além do acúmulo de tártaro.
“A progressão da gengivite associada ou não ao tabagismo pode acarretar em uma periodontite, que é uma doença nos tecidos de suporte do dente, podendo gerar até a perca dentária. Seu tratamento é através de limpeza e raspagem, para a remoção do tártaro e principalmente orientação do dentista sobre a higienização correta e a frequência de idas ao consultório para o tratamento preventivo e corretivo”, explicou.
O dentista finalizou ressaltando que, em casos de aparecimento de algum destes sintomas ou outros na boca, o correto sempre é procurar um profissional para intervir e orientar o paciente, e não buscar informações na internet, devido ao acúmulo de informações erradas e descabidas que hoje podem ser encontradas na rede mundial de computadores.