Realizadas orientações sobre a violência contra a mulher em Santa Fé
Da Redação
Ontem, para lembrar o Dia Internacional da Luta pelo fim da Violência contra a Mulher, a Administração Municipal, por meio da Secretaria da Ação Social, em parceria com o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social –, o Conselho da Mulher e a Delegacia da Mulher, realizará orientações nas rádios do município sobre a violência contra a mulher.
O objetivo foi o de dar maior visibilidade à questão do combate a violência contra a mulher e sensibilizar o público e as mulheres sobre a relevância do tema.
As vítimas devem procurar a Delegacia de Defesa da Mulher, que hoje conta com uma delegada, Dra. Mariana Alves Machado Nascimento, mas também o Programa de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, localizado no Prédio do Creas, que desenvolve um programa de acompanhamento a essas mulheres, através de um trabalho realizado por uma psicóloga e uma assistente social.
A violência conjugal tem forte impacto sobre a saúde física e mental das mulheres. Os atos ou ameaças de violência trazem medo e insegurança e esse medo é gerado justamente por causa do poder dos homens, em particular, dos maridos, e este próprio medo serve para justificar o poder.
A violência doméstica, nas suas manifestações física, sexual e psicológica, é um problema de saúde pública, relevante pela magnitude do número de vítimas, bem como pela enorme quantidade de recursos despendidos.
“É importante que façamos este trabalho de conscientização, pois não se pode admitir mais que nos dias atuais uma mulher continue sendo agredida, na maioria das vezes, pelo esposo, daí a necessidade de mais informações”, destacou o prefeito Armando Rossafa.