Redes sociais estão sendo cada vez mais usadas por empresários de Santa Fé
Por Vinicius da Costa
Todos os dias, surgem novos empreendimentos que encontraram no universo digital um lugar de ascensão, principalmente entre os brasileiros.
A agência de Marketing Social ‘We Are Social’ divulgou no ano passado um relatório que mostra dados estatísticos sobre a internet em 2015.
De acordo com a pesquisa, o Brasil é o terceiro país no mundo que passa mais tempo na internet. De seus quase 204 milhões de habitantes, 54% são usuários ativos da rede e passam ali quase o dobro de tempo que gastam assistindo televisão.
No campo das vendas, o número de consumidores do comércio virtual, também conhecido como e-commerce, passou de um milhão em 2001 para 61,5 milhões em 2015, e esse número só tende a aumentar. Uma das explicações para esse crescimento deve-se à inclusão digital das classes C, D e E, que são a grande parte dos novos consumidores. Neste período, somente no Brasil, foram registradas mais de 103,4 milhões de compras online. Porém, esses dados não estão relacionados apenas às vendas em lojas virtuais. Empresas físicas que investem na divulgação de seu negócio pela internet têm maior possibilidade de se estabelecer no mercado.
Para o empresário Reginaldo Cezar Herrera, proprietário da Tralhas Iscas Yamaha Náutica de Santa Fé, a internet é uma ótima forma de se posicionar no mercado, além de estabelecer um maior contato com o cliente.
“As redes sociais são importantes canais de comunicação entre o consumidor e os vendedores; contudo, a melhor opção é lançar uma loja virtual que seja extremamente funcional e atraente. Além de conferir maior credibilidade, a loja virtual permite que os consumidores adquiram outros itens, e não somente o artigo que eles precisavam sem ao menos sair de sua casa, seja na hora da compra ou do recebimento da mercadoria” disse.
Reginaldo afirmou que aposta em algumas ferramentas que vão além do site de sua loja, atingindo, assim, maior número de clientes. “Hoje nós podemos contar com uma ferramenta de comunicação que é o YouTube, onde nós postamos vídeos no nosso canal conhecido como ‘Reginaldo Herrera’, que mostra os nossos produtos. Lá explicamos como os itens funcionam. Desta forma, o cliente, além de poder visualizar a mercadoria, ele passa a saber como o produto realmente funciona. Tudo isso é para proporcionar a melhor comodidade e satisfação aos nossos clientes”, relatou Reginaldo Cezar Herrera.
Já a proprietária da Maranata Trufas e Salgados, Elisangela Furtilio Pedroso, relatou que aposta nas publicações no Facebook . “Hoje, o Facebook é a ferramenta mais usada, onde as pessoas passam praticamente a maior parte do seu tempo. Então, resolvi compartilhar o meu trabalho. Assim, nós, da Maranata, tiramos fotos dos nossos salgados e trufas e os postamos na rede social para chamar a atenção da clientela, dando informações básicas, como telefone e endereço. Entretanto, o nosso forte é a entrega em domicílio”, afirmou Elisangela.
Ela ainda disse que estas publicações nas redes sociais estão fazendo com seu comércio fique cada dia mais promissor. “Isso está dando muito certo, pois quando um cliente se interessa pelo produto, e, depois, compartilha ou comenta que é bom, mostra que nossos salgados e trufas são de boa qualidade e que satisfazem os mais variados gostos”, finalizou Elisangela Furtilio Pedroso.