Reservatórios estão atuando com mais de 90% de seu volume útil
Daniela Trombeta Dias
Os reservatórios da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira estão atuando com mais de 90% de sua capacidade. Abastecido pelo Rio Paraná, que também cerca nossa cidade e região, é possível ver que a estiagem não causou prejuízos este ano.
Na mesma época em 2014 e 2015 a situação era bem diferente, pois o nível da hidrelétrica permaneceu até 8,5 m abaixo do normal e as chuvas registradas não foram suficientes para amenizar a situação, e, apesar da seca trazer prejuízos, não só para a Usina, mas também para agricultores e piscicultores, o cenário das prainhas com baixo nível de água chamou a atenção de todos. O nível ficou tão baixo que na Praia do Ipanema em Rubineia era possível ver as ruinas da antiga cidade.
Em Santa Fé, o Parque Ecoturístico das Águas Claras também teve seu cenário alterado e, por isso, deixou de receber visitantes. A situação era a mesma na Praia do Sol e Loteamentos Clone I e II, em Rubineia, assim como na Ponte Pensa. Mas, este ano a situação e os cenários são outros.
Segundo dados do Boletim Diário da Operação do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico –, o reservatório está atuando com 92,67% de sua capacidade, o que é satisfatório, principalmente porque em 2014 e 2015 a capacidade registrada foi de 0% na mesma época dos anos citados.
Piscicultura
A produção de tilápias na região de Santa Fé é uma das maiores do país, fazendo parte do Reservatório de Ilha Solteiras 42 pisciculturas. De acordo com Emerson Esteves, presidente da Câmara Setorial do Pescado do Estado de São Paulo, o nível do reservatório está normalizado desde o final de dezembro passado.
“Nos dois anos em que a estiagem atingiu fortemente a região, cerca de 30% da produção diminuiu, e o prejuízo maior foi porque os piscicultores poderiam ter investido mais no setor nesses anos”, contou ele.
A produção atual no reservatório é de 2 mil toneladas, o que gera 2.500 empregos diretos. “O que ainda atrapalha o crescimento maior do setor é a situação econômica atual do Brasil, pois os piscicultores ficam com medo de investir, já que o custo de produção aumentou muito, sem contar com a instabilidade do dólar. Mas é muito bom que o nível do reservatório esteja estável”, finalizou ele.