Rio volta a subir e Prefeitura de Rubineia alerta banhistas e pescadores
Da redação
O nível do reservatório da Usina Hidroelétrica de Ilha de Solteira voltou a subir após um longo período de estiagem, fazendo com que a usina represasse a água para a geração de energia.
Em Rubineia, já é nítido o nível que o Rio Paraná chegou, pois, parte da antiga Rubineia que havia reaparecido, como os pilares da cobertura da antiga estação, já voltou a ser coberta pela água.
Devido ao calor e às férias, muitos banhistas estão aproveitando para se refrescar na Praia do Ipanema e na Praia do Sol. Pescadores desembarcam nesses locais, e há o aumento do fluxo de embarcações, como lanchas e jet-skis, o que tem causado preocupação, pois, com o aumento do volume do reservatório, os restos das construções da antiga cidade e tocos e galhos de árvores submersas que estavam visíveis, agora ficam semicobertos pela água, podendo causar acidentes.
Para prevenir banhistas de afogamentos e condutores de embarcações contra acidentes que podem danificar ou afundar a embarcação, a Prefeitura de Rubineia alerta a todos para que tenham cuidado.
De acordo com o diretor do Departamento de Turismo, Carlos Fernando da Silva, um dos principais fatores necessários para garantir a segurança da navegação nas represas e hidrovias é a familiarização dos navegantes com o trajeto, ou seja, o conhecimento prático das características e particularidades da represa, o que os torna capazes de atender prontamente às diversas manobras necessárias para o recolhimento da embarcação a um local seguro.