Rotary Kids fixa placas de conscientização sobre descarte de lixo no centro da cidade

Publicado em 12/11/2016 00:11

Por Lelo Sampaio e Silva

Rotary KidsNo último sábado, as crianças que fazem parte do Rotary Kids, do Rotary Club de Santa Fé do Sul, desenvolveram, na área central da cidade, um trabalho de orientação quanto ao descarte de lixo em locais impróprios.
Através de placas informativas, em torno de 25, as quais foram fixadas na rua 14, entre a Avenida Conselheiro Antonio Prado e Rua 9, e na rua 7, das ruas 12 a 14, onde há um maior fluxo de pessoas, desenvolveram uma ação com o objetivo de fazer com que as pessoas joguem o lixo nas lixeiras. As placas foram feitas com materiais recolhidos em caçambas, como paletes e caixotes de madeira.
Segundo as crianças, o que elas observaram, através de um trabalho orientado pelos conselheiros do Rotary, Nelson Narumia, Nelson Francisco da Silva, Lusmarina Nunes da Silva e Ivone Pereira, foi exatamente que nos canteiros centrais da cidade havia diversos tipos de lixo jogados, como copos, garrafas, pratinhos, palitos de sorvete, papeis e, mesmo havendo, na maioria dos locais, lixeiras bem próximas. A partir daí, nas reuniões, que acontecem todas as terças-feiras no Rotary, das 19:00 às 20:00 horas, surgiu a ideia de se criar placas de orientações para que as pessoas joguem o lixo nas lixeiras.
“Entramos em contato com os secretários do Meio Ambiente e de Obras, respectivamente Denis Kobayashi e Ariel Cássio Marques Hernandes, com o objetivo de ajudar, porém, sem interferir no trabalho da administração municipal”, explicou Nelson Francisco da Silva.
Segundo Lusmarina Nunes da Silva, dentro do Rotary há diversos segmentos, como os rotaractianos, grupo de jovens de até 30 anos, estudantes de faculdade; os interactianos, jovens do ensino médio; e os kidianos, crianças de 8 a 12 anos, que fazem parte do Rotary Kids, em Santa Fé do Sul, 12 crianças.
Embora não seja reconhecido mundialmente, o Rotary Kids existe em alguns países, e, aqui no Brasil, no Distrito no qual pertence Santa Fé, o 4480, há também esse tipo de trabalho com as crianças nas cidades de Auriflama, São José do Rio Preto, José Bonifácio, Novo Horizonte, Votuporanga, dentre outras.
“O trabalho realizado com elas consiste basicamente na formação de líderes, na promoção da paz mundial, na integração entre as pessoas, na prestação de serviços à população, preservando a ética dentro do trabalho”, explicou Lusmarina.
Segundo Nelson Fransilco da Silva, os trabalhos com as crianças são sempre realizados com projetos. Assim, a cada seis meses, muda-se a gestão da equipe, composta pelo presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, tal qual acontece dentro do Rotary, este último com gestão anual.
“Às vezes a criança chega inibida nas reuniões, e percebemos que, com o passar do tempo, ela vai se familiarizando com todos os trabalhos inerentes”, disse Nelson Narumia.
O Rotary está presente em 219 países, com um milhão e dez mil rotarianos, e sempre trabalha com um lema, sendo o deste ano o ‘Rotary, a Serviço da Humanidade’.
Assim como o lema é trabalhado com todos os membros adultos do Rotary, o mesmo é feito com os kidianos, nome dado às crianças.
“Sempre no início de cada gestão é elaborado um projeto para as crianças seguirem e elas mesmas dão sugestões do que pode ser feito para a cidade, seja no meio ambiente, na área da saúde, na ajuda ao próximo, dentre outras”, explicou Lusmarina Nunes da Silva.

Última Edição