Santa Casa traz curso de extensão e atualização em Medicina e 26 estagiários passam a atender na cidade
Por Lelo Sampaio e Silva
Na manhã da última quarta-feira, dia 25, no Salão Social da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil – de Santa Fé do Sul, houve o lançamento do curso de extensão e atualização em Medicina para os alunos formados no exterior, que será uma parceria da Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Santa Fé do Sul com a Universidade Brasil. Os participantes irão estagiar na Santa Casa, UPA, Estratégias de Saúde da Família, Caps – Centro de Atenção Psicossocial – e clínicas municipais, com o objetivo de humanizar o atendimento aos pacientes.
Supervisionados por médicos da cidade e acompanhados por uma enfermeira padrão, eles participarão de ações de promoção da saúde, prevenções de doenças e educação em saúde.
Para o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul, José Biscassi, trata-se de uma grande conquista, haja vista há aproximadamente 10 meses a entidade vinha buscando essa parceria. “Acredito que logo tenhamos em torno de 60 médicos atuando no município”, disse.
O diretor técnico da Santa Casa, Luiz Cesar Rodrigues, em entrevista à reportagem, disse que esse programa de estágio será muito importante, uma vez que, com a vinda desses profissionais, o atendimento que já é realizado será ainda melhor. “É importante ressaltar que todos nós ganharemos, uma vez que evidentemente serão mais profissionais atendendo a população”, disse ele.
O secretário Municipal de Saúde, Ortogamis Bento, ressaltou a importância do acordo, uma vez que contribuirá sobremaneira para um melhor atendimento a todos os munícipes. “Temos a certeza de que, juntos, realizaremos um trabalho de alto nível, até porque o nosso objetivo será o de atender cada vez melhor todos os pacientes que passam pelos setores da Saúde de Santa Fé do Sul”, ressaltou o secretário.
O superintendente pedagógico do curso de Medicina e do curso de extensão e atualização de Medicina da Universidade Brasil, professor doutor José Martins Pinto Neto, disse que o programa trará ainda mais conhecimento a esses alunos, preparando-os para atuarem na profissão.
Já a ex-aluna do curso de extensão, a médica Ednara Nunes, disse que o curso foi muito importante na sua formação, pois trouxe além de conhecimento, segurança para atuar.
Jackcilaine Louback Freitas, que fez faculdade na Bolívia, disse que é importante para sua formação adquirir novos conhecimentos e estar preparada para seguir em frente na profissão. “Saímos da faculdade inseguros, sem saber se estamos realmente preparados; por isso, esse curso será tão válido, além de ter a experiência de morar numa cidade encantadora com pessoas tão educadas e prestativas”, disse.
O prefeito Ademir Maschio disse que essa parceria só tem a gerar bons frutos para a cidade, e ressaltou a importância do ex-prefeito Armando Rossafa; do diretor da UPA, José Roberto Pietrobon; do diretor técnico da Santa Casa, Luis Cesar Rodrigues e do gestor da Santa Casa, Kediel Alves nesta importante parceria, pois favorecerá grandemente o município, e terão todo o respaldo para desenvolver um excelente trabalho.
.