Santa Clara D’Oeste promove limpeza subaquática e de solo
Da Redação
No domingo da semana passada, dia 29, ocorreu em Santa Clara D’Oeste, o 1º Encontro Regional de Limpeza Subaquática e Solo no Porto de Areia de cidade.
O encontro foi realizado com o apoio da Prefeitura, com a participação das Secretarias e Diretorias do Turismo, Educação e Serviço Social e do Meio Ambiente, além de voluntários como a ONG Eco Ação e o do Grupo Pesca Sub Jales, bem como dos funcionários da Sabesp, munícipes e Polícia Militar Ambiental.
Foram utilizados caiaques, barcos e mergulhadores profissionais, com o intuito de realizar a limpeza, não somente das margens, mas como também no solo subaquático.
A limpeza teve como objetivo conscientizar a todos sobre a importância da preservação dos rios e suas margens, uma vez que, para alguns, se trata de lazer, e, para outros, fonte de renda. Os trabalhos começaram por voltas das 9:00 horas, com fim às 13: 00 horas. Foram retiradas aproximadamente duas toneladas de lixo, incluindo garrafas pet, copos descartáveis, latinhas de alumínio e até mesmo um filtro de caminhão, materiais que demoram anos para se decompor.
Em entrevista, o engenheiro Jorge Antonio da Cruz, diretor da Agricultura e Meio Ambiente, afirmou que a ação é uma das prioridades da atual administração, para despertar na população a importância do Meio Ambiente, como também para manter o município com o Selo Verde e Azul no programa da Secretaria do Meio Ambiente Estadual.
Para o prefeito de Santa Clara, é importante que todos se atentem quanto ao meio ambiente, uma vez se tratar de um dos pilares fundamentais para a vida.