Santa Fé do Sul comemora 67 anos com Desfile Cívico

Publicado em 27/06/2015 00:06

desfileNo último domingo, às 9:00 horas, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou um desfile cívico antecipado, comemorativo aos 67 anos da fundação da cidade, uma vez que a cidade foi fundada em 24 de junho de 1948, cujo tema foi a Bandeira do Município.
“Para mim é uma grande honra poder participar de mais um aniversário da nossa querida Santa Fé e contribuir para seu crescimento e desenvolvimento”, disse o prefeito Armando Rossafa.
A abertura do evento contou com a participação da Unati/Funec, com a apresentação do Hino Nacional e o Coral Canto do Sol entoou o Hino do Município.
O desfile foi iniciado com a apresentação da frota municipal, que foi renovada pela atual administração com a aquisição de 32 veículos. Em seguida, a Polícia Militar, Guarda Municipal e Grupo de Escoteiros levaram faixas e bandeiras, parabenizando a cidade.
A Apae apresentou o tema Planeta Água, com uma coreografia feita pelos alunos, além da apresentação da fanfarra. Alunos das escolas municipais apresentaram réplicas das bandeiras de Santa Fé do Sul em diversos tamanhos, com alunos de diferentes faixas etárias, que representaram o crescimento da população e o progresso do município.
A Bandeira Municipal é composta por cinco elementos, círculo, triângulo, corrente, cruz e o azul, e cada um deles foi representado por um carro alegórico. O carro Círculo representou a cultura Nipobrasileira, a negra e os brancos. O carro Triângulo representou o crescente progresso, a partir de seu povo, do município e suas florestas, com terras férteis e produtivas. O terceiro carro, Corrente, demonstrou a luta, a amizade e a união entre os munícipes. No quarto carro alegórico, a Cruz em cor branca representou a fé do povo santafessulense e as duas principais avenidas, que deram origem à cidade. O último mostrou a cor azul, simbolizada pela água e pelo céu. Todos eles tiveram a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino e de membros do Clube Nipobrasileiro, além de acadêmicos da Funec.
No carro alegórico da Funec, os alunos – vestidos de pescadores e banhistas –, representaram o turismo e a pesca. Em seguida, os alunos desfilaram com um grande lençol azul, uma referência às águas, com animais e peixes que habitam os rios da região – tucunaré, bagre, tilápia, porquinho, além da garça, entre outros, e uma faixa dizendo “Água: recurso natural essencial à vida – Funec + Sustentabilidade –”, representando a preocupação de todos os cursos da Funec com a preservação da biodiversidade.
Na sequência, representando a atividade da piscicultura, que em Santa Fé é o segundo maior polo do Brasil produtor de tilápia em tanques rede, os alunos desfilaram com uma miniatura de tanque rede e uma faixa contendo os dizeres “Aquicultura – produzindo com sustentabilidade –”, uma vez que a produção sustentável é enfatizada nesse curso para reduzir os impactos ao meio ambiente.
Intercaladas dentro do desfile, quatro bandas marciais se apresentaram, a de Chapadão do Céu, GO; a de Selvíria, MS; a de Inocência, MS; e a de Promissão, SP. Participaram também, membros do Rotary Club, Associação Comercial, Escola Estadual Professor Itael de Mattos, Colégio Objetivo e Saae.
No palanque oficial estiveram presentes o prefeito Armando Rossafa Garcia; a vice-prefeita Elena Rosa Teixeira Vidotti; o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo; vereadores; secretários municipais; o ex-prefeito Thomaz Monte Vicente; o superintende do Saae, Adércio Rodrigues; o presidente e a diretora pedagógica da Funec, Ademir Maschio e Samira Âmbar, respectivamente; além de autoridades de cidades da região.

Última Edição