Santa Fé do Sul está entre os melhores municípios do Estado em Desenvolvimento Ambiental
Da Redação
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Ortêncio Vieira Ramos; o superintende do Saae Ambiental, José André; engenheiro agrônomo Vagner Gurian e a diretora de departamento de Meio Ambiente, Ligia Felipe estiveram na sede da Secretaria de Infraestrutura e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, na capital paulista, no dia 24 de agosto, para receber a certificação do Programa Munícipio VerdeAzul, referente ao Ciclo Ambiental 2021.
Dos 645 municípios do estado, apenas 78 cidades receberam nota acima dos 80 pontos e foram contemplados com a certificação. Santa Fé do Sul ficou na 56ª colocação, atingindo a nota 82,62, sendo o único município da Comarca a receber a certificação.
Além da certificação do selo VerdeAzul, a Estância Turística de Santa Fé do Sul recebeu o troféu Governador Franco Montoro, premiação concedida aos municípios com melhor classificação no Ranking Ambiental Paulista, em cada unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI).
Para o prefeito Evandro Mura, a certificação deve ser comemorada e é um passo importante para aprimorar e melhorar a questão ambiental do município. “Sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito para chegarmos onde almejamos, mas reconhecemos o quanto a equipe da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento vem trabalhando de forma constante, visando alcançar esse objetivo. Estamos entre os melhores municípios de todo o Estado de São Paulo, e esse número nos dá o direito de comemorar”, disse.
O programa
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época – hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
O programa é requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) e para o atendimento das metas do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), no qual o município de Santa Fé do Sul figura como líder do ranking na Bacia São José dos Dourados.