Santa Fé do Sul ganha Casa da Mulher Paulista, mais uma conquista no mês de março

Publicado em 22/03/2024 00:03

Da Redação

Um marco na luta dos direitos da mulher e no combate à violência, a Casa da Mulher Paulista, conquistada pelas damas Elaine Mura e Fernanda Benitez, foi inaugurada na Estância Turística de Santa Fé do Sul na última quarta-feira (20), denominada “Otília das Neves Martinez”, uma homenagem à saudosa dona Otília.
O espaço é um avanço no que diz respeito à proteção dos direitos, no auxílio e amparo social, na autonomia e independência da mulher, especialmente para aquela mulher que passa por situação de violência doméstica e depende financeira e emocionalmente do agressor.
A Casa da Mulher Paulista foi pensada para oferecer esse atendimento humanizado, de acolhimento às mulheres em situação de risco, além de proporcionar diversos atendimentos e serviços que contribuem para que elas possam recomeçar a vida.
“Este mês especial é uma grande oportunidade de podermos entregar esse presente para as mulheres de Santa Fé do Sul. É uma alegria enorme estarmos aqui hoje e digo ‘Sonho que se sonha junto, se torna realidade’, porque esse sonho a Fernanda e eu sonhamos juntas. Nós buscamos juntas e agora estamos aqui, a Casa da Mulher é uma realidade”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elaine Mura.
O local conta com sala de assistente social, atendimento jurídico, atendimento psicossocial, cozinha, brinquedoteca, pátio e banheiros, os quais serão utilizados para a realização de serviços gratuitos para as mulheres, bem como palestras e cursos de capacitação, pensando na geração de renda e autonomia.
Representando a secretária de Políticas para Mulheres, Sonaira Fernandes, a chefe de gabinete, Vanessa Donatelli, destacou a importância de oferecer suporte às mulheres. “A Casa da Mulher Paulista é mais que um prédio físico, é um local onde as mulheres vão ser acolhidas, e o mais importante é que teremos o apoio da Secretaria da Mulher, criada pelo nosso Governador Tarcísio, que tem o maior interesse em fortalecer as políticas públicas para as mulheres”, concluiu.
Na oportunidade, foi destacado o trabalho especial que as damas Elaine Mura e Fernanda Benitez vêm realizando no município e o esforço delas junto ao Governo do Estado para conquistar uma unidade da Casa da Mulher para Santa Fé do Sul, uma vez que foram disponíveis aproximadamente 30 unidades para todo o estado de São Paulo e apenas para municípios com mais de 100 mil habitantes.
A construção da Casa da Mulher Paulista teve um investimento total de R$ 1 milhão, sendo R$ 765 mil do Estado e o restante de contrapartida do município. O espaço está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e será coordenado por Francieli Maximiano Santana.
Além das damas Elaine e Fernanda, também estiverem presentes na inauguração o prefeito Evandro Mura; o vice-prefeito, Fernando Benitez; a presidente da Câmara Municipal, Paula Toppan, juntamente com os vereadores José Rollemberg, Leandro Magoga, Marcelo Favaleça, Renato Ferraz, Ronaldo Lima, Vaguinho Lopes e Teresinha do Gavas; o Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Hideaki Sato; o delegado da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Marcel Farinazzo; a assessora Mara Amaral, representando o deputado estadual Itamar Borges; o assessor Claudemir Maschio, representando o deputado federal Fausto Pinato; o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Adenilson Margiotte; a primeira-dama de Santa Rita D’Oeste, Rosinei Sampaio; o padre Rodolfo Cabrini; o pastor Eliezer Almeida; além de secretários municipais e equipe de governo.
Funcionamento
A Casa da Mulher está localizada na Avenida dos Pinheiros, n° 361, no Jardim Universitário IV e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
O espaço contará com uma equipe multidisciplinar, composta por coordenadores, psicólogos e assistentes sociais, além do atendimento semanal da OAB Mulher, para orientação jurídica, de forma individualizada, podendo ser por encaminhamento de serviços socioassistenciais, busca ativa ou espontânea.

Última Edição