Santa Fé do Sul inicia atendimentos do Castramóvel para a castração de cães e gatos
Da Redação
No último sábado (22), a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria com o Gavas, Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, deu início aos atendimentos do Castramóvel, começando pelo bairro da Vila Mariana, com cerca de 200 animais inscritos para a castração.
A unidade móvel do serviço de castração de cães e gatos foi conquistada há alguns anos, porém estava parada e sem utilidade.
Defensor da causa animal, o prefeito Evandro Mura inseriu em seu Plano de Governo o funcionamento do Castramóvel na Gestão Mura e Benitez e assim o fez.
Com apoio do deputado estadual Itamar Borges, que destinou uma emenda de R$ 150 mil para a causa animal, juntamente com a contrapartida da prefeitura com cerca de R$ 40 mil, foi possível a compra dos insumos, a contratação das médicas veterinárias e, finalmente, o início das atividades de castração de cães e gatos de Santa Fé.
Neste primeiro momento, o Castramóvel atenderá o bairro Vila Mariana até esgotar a demanda e atender todos os animais inscritos. Serão em média 40 castrações por final de semana. A próxima localidade a ser atendida será a Cohab 13 de Maio e, assim, percorrerá toda a cidade.
“Estamos muito felizes com essa conquista. O Castramóvel hoje é uma realidade, cuidando não só dos nossos animais, mas também protegendo a saúde da população. É um serviço voltado aos protetores independentes e famílias de baixa renda de Santa Fé, garantindo a castração gratuita de cães e gatos. Os animais castrados já saem com chip de identificação, facilitando a localização e responsabilização do tutor dos animais”, concluiu o prefeito Evandro Mura.