Santa Fé do Sul recebe prêmio Luzia Matida por eliminação da transmissão vertical do HIV

Publicado em 10/11/2023 00:11

Da Redação

A Estância Turística de Santa Fé do Sul recebeu o prêmio Luiza Matida 2022, resultado ações para eliminar a transmissão vertical do vírus HIV, ou seja, não houve contaminação passada de mãe para filho durante a gravidez ou durante o parto.
O prêmio é resultado da dedicação e trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes Programa Municipal IST/Aids, Vigilância Epidemiológica, Clínica da Mulher, Estratégias de Saúde da Família, além de hospitais de referências. Nesses locais são realizadas ações de prevenção, acompanhamento e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e Aids.
Luiza Matida, médica já falecida, trabalhou durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento do Programa de IST/Aids-SP da Secretaria de Estado da Saúde, coordenou a elaboração e a implantação de políticas públicas e estratégias para a eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis do Programa Estadual de IST/Aids.
Em homenagem a Luiza Matida, o Programa Estadual IST/Aids-SP deu o nome dela ao prêmio, destinado aos municípios do Estado de São Paulo que alcançarem a meta de eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis.
A estrutura da rede pública de Saúde de Santa Fé do Sul conta com o Programa Municipal IST/Aids, que trabalha com prevenção, diagnóstico e tratamento de ISTs e Aids no município. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a população pode realizar tanto o teste rápido, cujo resultado fica pronto em 15 minutos, quanto o convencional, que fica pronto em 10 dias. Caso o resultado seja positivo, a equipe de saúde encaminha o paciente para o início do tratamento. O paciente tem sua identidade totalmente preservada.
O tratamento para os pacientes com HIV/Aids consiste na ingestão de medicamentos antirretrovirais que impedem a multiplicação do vírus no organismo e ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. O uso regular dos antirretrovirais é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.
As unidades de saúde realizam o TRD e acompanham as gestantes, que fazem o pré-aconselhamento, a coleta do exame e o pós-aconselhamento. Os insumos de prevenção, como os preservativos (camisinhas), também estão disponíveis nas unidades de saúde. Qualquer pessoa pode retirá-las sem a necessidade de identificação.

Última Edição