Santa Fé está entre as cidades do país que mais entrega Saúde, Educação e Saneamento gastando menos
Da redação
Ranking de Eficiência dos Municípios realizado pela Folha de S. Paulo destacou quais as cidades que mais entregaram Saúde, Educação e Saneamento gastando menos
Neste ano, uma ferramenta lançada pelo jornal Folha de S. Paulo, em conjunto com o Datafolha, mostrou quais as prefeituras do Brasil conseguiram os melhores resultados em Saúde, Educação e Saneamento gastando menos. Santa Fé do Sul ocupa a 121° posição no Ranking de Eficiência dos Municípios, sendo destacada como Eficiente. Apenas 24% dos municípios brasileiros foram apontados como eficientes.
O Ranking de Eficiência de Municípios – Folha – leva em conta indicadores de Saúde, Educação e Saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total das 5.569. cidades do país.
A Administração Municipal que destacou que mesmo enfrentando uma grande crise financeira que assolou o país, conseguiu manter a qualidade nos serviços públicos.
As 100 melhores
Santa Fé do Sul está entre as 100 melhores cidades do país em Educação, Saúde, Emprego e Renda.
A Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – divulgou no começo do ano de 2016 o IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. O estudo avalia os quesitos Educação, Saúde e Emprego e Renda, baseado em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios da Educação, Saúde e Trabalho.
Santa Fé está entre as 100 melhores classificadas, ocupando a 74ª posição no ranking nacional e a 47ª no estadual. A avaliação foi feita com base nos dados do ano de 2013.
Cada item é avaliado em uma escala de 0 a 1, sendo Alto Desenvolvimento (superior a 0.8 pontos); Desenvolvimento Moderado (0.6 a 0.8); Desenvolvimento Regular (0.4 a 0.6) e Baixo Desenvolvimento (inferiores a 0.4).
A melhor avaliada foi Educação, que ficou próximo à nota máxima, com 0.9900. Em seguida vem Saúde, com 0.8679. Emprego e Renda foram os únicos classificados no índice Moderado, com 0.7050. A pontuação média de Santa Fé foi 0.8543.
Dos 1.668 municípios da região Sudeste, somente 14,7%, ou seja, 244 cidades, ocupam a classificação média de Alto Desenvolvimento, na qual se enquadra Santa Fé do Sul.