Santa Fé realiza um mega arrastão contra a Dengue
De janeiro até agora, foram registrados 485 casos de Dengue em Santa Fé
Agentes visitaram, durante o Arrastão, 9.475 imóveis e mais de 5 mil ficaram sem ser vistoriados
Por Daniela Trombeta Dias
A Prefeitura de Santa Fé, através da Secretaria de Saúde e do setor de Controle de Vetores, realizou do dia 29 de setembro até a semana passada mais um Arrastão Contra a Dengue em toda a cidade.
Assim como em outros arrastões, muitos materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti e do Aedes Albopictus, responsáveis pela transmissão da Dengue, Febre Chicungunya e Zika, doenças que causam grandes danos à saúde da população, foram retirados de quintais de casas, tanto na área urbana quanto rural e ranchos e, ainda, nos Distritos Industriais. Desta vez, foram vistoriados 9.475 imóveis.
De acordo com o chefe do Controle de Vetores, Claudinei dos Santos, no total foram recolhidos dez caminhões com diversos tipos de materiais, sendo ainda encontrados 77 criadouros de larvas do mosquito, os quais foram destruídos. “Foram recolhidas de 10 a 12 toneladas de materiais dos quintais, os quais foram encaminhados para o projeto Luxo do Lixo, e os locais onde encontramos mais objetos com criadouros do Aedes Aegypti foram a área central e parte do bairro Beira Rio”, contou ele.
O Arrastão foi feito por mais de 60 agentes de saúde, que visitaram imóveis e terrenos, retirando todo o tipo de material que poderia acumular água. Claudinei ainda relatou que mais de 5.996 residências não foram vistoriadas, pois, quando a equipe esteve nesses locais, os mesmos estavam fechados ou ainda eram inabitados.
“A equipe ainda voltará nesses lugares para nova tentativa de visita; porém, o morador ou proprietário de um local fechado pode entrar em contato com o setor para agendar o melhor horário para receber o agente”, finalizou ele.
De janeiro até agora, já foram registrados em Santa Fé 485 casos positivos de Dengue, e é por isso que é importante fazer a limpeza dos quintais, eliminando, assim, qualquer material ou objetivo que possam se tornar um criadouro do mosquito.
O telefone do setor de Controle de Vetores é o 3641-1659 para que possam ser feitos agendamentos e denúncias.