Santafessulense entra para a Academia de Letras do Brasil
O médico oftalmologista Rubens Camargo também é pesquisador
É uma coisa nova participar da ALB. Meu dever é a expansão da cultura no Brasil
Por Lucas Machado
O santafessulense Rubens Camargo Siqueira, que é medico oftalmologista e pesquisador, e atualmente reside em São José do Rio Preto, filho do também oftalmologista Helvécio Botelho Siqueira, recebeu o título de imortal da Academia de Letras do Brasil.
A cerimônia foi realizada no dia 5 deste mês, sábado passado, às 19:00 horas, no Sesc de Rio Preto, quando foi inaugurada a representação da ALB daquela cidade.
Na ocasião, foram membrados renomados escritores, artistas e personalidades que se destacaram ao longo da vida, em suas áreas de atuação, seja ela artística, cultural ou científica.
Dentre os novos membros, além de Rubens Camargo, receberam o título de imortal o maestro Paulo de Tarso Buchalla, a escritora e antropóloga Niminon Suzel Pinheiro, o psiquiatra e escritor Ângelo Soares Neto, entre outros.
Em Rio Preto, a presidência da entidade está a cargo da escritora e poeta Roseli Ferraz Arruda, que ocupa a cadeira de número um na ALB Rio Preto, e a vice-presidência é ocupada pela jornalista Cecília Dionizio, que ocupará a cadeira de número 14 na região. As outras sedes no interior estão em Mendonça e Araraquara.
Em entrevista a O Jornal, o médico e pesquisador doutor Rubens Camargo relatou que “este título de reconhecimento pelo meu trabalho funciona como ‘oxigênio’ para continuar minha caminhada na pesquisa científica, que é cheia de obstáculos e desafios, e é sempre bom receber uma ‘injeção de entusiasmo’”.
Ele relatou também que é uma coisa nova participar da ALB. “Sinto como o dever principal a expansão da cultura no Brasil, pois, sem formar cabeças pensantes, jamais sairemos desta condição de subdesenvolvimento”, disse.
Sobre o médico
Nascido em Santa Fé no dia 30 de setembro de 1965, Rubens Siqueira fez pós-graduação em Oftalmologia em Belo Horizonte.
É especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, realizou especialização em cirurgia de retina no Retina Specialists of Boston, nos Estados Unidos, e em diagnóstico por imagem na New England Eye Center (Tufts University), também nos Estados Unidos; doutorado e pós-doutorado em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto.
Atualmente o médico doutor é pesquisador e coordenador do Departamento de Uveíte, da Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto, e docente da pós-graduação da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
Rubens realiza, ainda, diferentes linhas de pesquisa com ênfase em desenvolvimento de novos tratamentos para retinopatias, utilizando sistemas de liberação intraocular de fármacos, terapia celular (células tronco) e diagnóstico genético de doenças oculares. Criou o Centro de Pesquisa Rubens Siqueira para realização de trabalhos científicos e desenvolvimento de novas terapias para doença da retina e é autor de cinco livros de oftalmologia.
É também membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e membro internacional da American Academy of Ophthalmology, American Society of Retina Specialists, European Society Of Vitreoretinal Specialists e International Society for Cellular Therapy.
Academia de Letras do Brasil
A Academia de Letras do Brasil – Seccional Suíça, fundada no dia 2 de dezembro de 2001, sem fins lucrativos, é a primeira Academia Mundial da Ordem de Platão politicamente ativa. É uma Organização Internacional de Cultura, entidade com Registro na NGO-ONU e Registro de Transparência da União Europeia.
A Academia de Letras do Brasil tem a sua sede em Brasília, cujo presidente global é o professor doutor Mário Carabajal Lopes.
Desde a sua fundação, o objetivo da instituição foi e é o de unir os escritores, artistas e cientistas brasileiros em torno de uma organização literária, para, juntos, através das letras, contribuírem para o desenvolvimento de valores humanos, políticos e sociais, atuando nos mais diversos segmentos organizacionais da Nação e países com Relações Diplomáticas com o Brasil.
Outras informações pelo site www.academialetrasbrasil.org.br