Saúde promove campanha Fique Sabendo e faz testes rápidos gratuitos de HIV e Sífilis
Da Redação
A Organização Mundial da Saúde instituiu a data 1° de dezembro como o Dia Mundial de Combate à Aids, dia em que são realizadas diversas campanhas para alertar e orientar as pessoas sobre a importância de se conscientizar, se prevenir contra a doença e fazer os testes de sorologia, haja vista que muitas vezes o indivíduo é portador do vírus e não tem conhecimento.
Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio do Programa Municipal IST/Aids, realizará a Campanha “Fique Sabendo: HIV, Sífilis – Prevenir para não contrair –”, com ações para conscientizar a população, através de uma parceria com o Nasf – AB – (Núcleo Ampliado à Saúde da Família e Atenção Básica), ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e os alunos de Medicina e de Enfermagem do Unifunec.
A campanha Fique Sabendo será realizada no dia 1º de dezembro, em parceria com o Unifunec, promovendo em duas áreas de atuação os testes rápidos de HIV e Sífilis.
As equipes estarão na Praça Salles Filho, das 8h às 11h, e também no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado na rua 4, n° 1967, de 1° a 7 de dezembro, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. Também na semana de 1º a 7 de dezembro, todas as ESFs realizarão os testes rápidos, porém, somente com agendamento prévio.
O principal objetivo da campanha é estimular a população a realizar o teste de HIV e Sífilis, principalmente quem tem a vida sexual ativa e nunca realizou os testes de HIV e Sífilis. O indivíduo portador da doença requer tratamentos para melhorar sua qualidade de vida e para ter consciência de seu status sorológico e ter um diagnóstico precoce, por isso a importância das campanhas.
“O teste é gratuito e sigiloso, e o diagnóstico precoce de Aids ou alguma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) contribui para um tratamento mais eficaz, melhorando a vida e o dia-a-dia do portador do vírus. Por isso é tão importante fazer os testes e ter orientações sobre como se prevenir”, destacou a secretária de Saúde, Rosana Vassoler.