Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente participa da capacitação do ZEE-SP
Da Redação
Nos dias 16 e 17 de abril, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) realizou a capacitação de técnicos e agentes de administrações municipais das regiões administrativas de Araçatuba e São José do Rio Preto para o uso e apropriação dos produtos e ferramentas do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), de forma a subsidiar políticas locais e regionais. A capacitação aconteceu na UNIP (Universidade Paulista), em São José do Rio Preto.
Na ocasião, a Estância Turística de Santa Fé do Sul foi representada pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ortêncio Vieira Ramos Sobrinho; e pela interlocutora do Programa Município VerdeAzul (PMVA), a engenheira agrônoma Samara Teles Ferraresi, que comentou da importância do instrumento “O ZEE busca promover o desenvolvimento econômico de uma região de forma compatível com a preservação ambiental, visando garantir a sustentabilidade a longo prazo, e no momento foi incorporado como nova diretiva do PMVA com o intuito de ser fomentado nos municípios”.
O ZEE é um instrumento de planejamento que analisa as características naturais, sociais e econômicas de uma determinada região, com o objetivo de identificar suas potencialidades e restrições para o desenvolvimento sustentável. Ele leva em consideração diversos aspectos, como recursos naturais, biodiversidade, relevo, clima, infraestrutura, atividades econômicas, entre outros.
A realização da capacitação se dá dentro da primeira rodada do Programa de Capacitação de Municípios (PCM-ZEE-SP) que está estruturada em um ciclo básico, executado em dois dias consecutivos, de forma a atender, em cada encontro, até 20 municípios, que serão definidos a partir da manifestação de interesse feita por meio de formulário de inscrições.
Segundo o prefeito Evandro Mura, a ferramenta é muito importante e uma nova forma de agregar informações para a gestão pública. “A capacitação dos nossos colaboradores é de extrema importância. Neste caso, o Zoneamento Ecológico-Econômico irá auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas ao uso sustentável dos recursos naturais”, destacou Mura.
Para conhecer mais sobre a Rede ZEE, basta acessar o link:
https://redezee.datageo.ambiente.sp.gov.br/geonetworkzee/srv/por/catalog.search#/home