Secretária Municipal da Ação Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência fala de suas ações

Publicado em 18/02/2017 00:02

Por Lelo Sampaio e Silva

secreatia- neivaDando continuidade a série de entrevistas com os secretários municipais, a entrevistada da semana é Neiva de Souza, secretária Municipal da Ação Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Neiva é assistente social e trabalhou por 7 anos na Secretaria de Saúde, além de ter sido Coordenadora do Programa DST/Aids do município. Elegeu-se vereadora na última campanha e licenciou-se da vereança para assumir a Secretaria.
Em entrevista à reportagem, a secretária afirmou que embora esteja na Secretaria há menos de dois meses, sente que várias ações já vêm surtindo efeito, principalmente a questão da humanização nas relações com os usuários de todos os serviços que a Secretaria abrange, como o Cras – Centro de Referência da Assistência Social –, o Creas – Centro Especializado de Assistência Social, o CDM – Centro Dia Maturidade, o CCI – Centro de Convivência do Idoso, o Projeto Renascer, a Habitação, o Albergue Noturno, as Casas Lar e as Casas de Apoio em São José do Rio Preto e Barretos.
“Sabe-se que muitos programas já vêm estabelecidos pelo Governo Federal para serem executados, pautados na Política Nacional da Assistência Social, e cabe a nós atendermos as pessoas da melhor forma possível. Nosso sentimento é o reflexo dos funcionários, que estão se mostrando mais motivados para trabalhar, até porque entendo que não estamos fazendo nada que não seja parte e obrigação do nosso trabalho, que é justamente auxiliar a quem precisa e legitimar seus direitos. Desta forma, é importante que nossos usuários sejam atendidos, com ética, dignidade e respeito”, afirmou a secretária Neiva.
A secretária informou que faz reuniões periódicas em todos os setores da Secretaria, com cada funcionário, justamente para “ver de perto” o trabalho de todos. “Nem sempre o que o usuário almeja depende da Secretaria, como, por exemplo, o ‘Bolsa Família’. Esse programa na verdade não é nosso, e, sim, do Governo Federal, e quando as pessoas nos procuram para inserí-las, elas passam pela triagem, quando são lançados todos seus dados no sistema do Governo Federal, e se a pessoa não é integrada, é justamente por não atender os requisitos preestabelecidos. Tentamos sempre explicar como funciona o Programa, mostrando a elas o que lhes é de direito e o que o que lhes é de dever, assim como o que não depende de nós”, disse. Ela fez questão de ressaltar que a Secretaria atua na prestação de serviços à população, com ações de garantia de direitos e não de favores.
No órgão gestor da Secretaria, foi absorvida a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Este foi um pedido do prefeito Ademir Maschio, para otimizar o espaço e centralizar as ações; o prédio da Secretaria passou por várias reformas e implementações de acessibilidade, com toda a infraestrutura para atender as pessoas com deficiência. “No prédio foi criada uma recepção adaptada e os banheiros se tornaram acessíveis, bem como uma vaga de estacionamento privativa para pessoa com deficiência; temos uma assistente social para o atendimento técnico e especializado. Ainda em relação ao atendimento, oferecemos a carteira de identificação, que comprova que a pessoa possui alguma deficiência; o cartão de trânsito, que dá o direito a pessoa estacionar nas vagas privativas e que tem validade nacional; o passe livre, para viagens interestaduais. Fornecemos órteses e próteses para as pessoas carentes, mas esse material é doado atendendo critérios e o orçamento da Administração destinados para esse fim. Nós estamos ainda articulando parcerias com o Governo do Estado para o desenvolvimento de projetos de esporte, lazer, inserção social e capacitação profissional”, explicou a secretária.
Questionada sobre sua posição como secretária de Ação Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Neiva de Souza afirmou que, embora seja um grande desafio, está sendo extremamente valioso e enriquecedor. “Encontro as pessoas e elas dizem estar acreditando muito no meu trabalho. É evidente que isso me enche de orgulho, e que, apesar de algumas resistências no início, acredito que o mais importante é esse respaldo da população, mostrando que estamos no caminho certo”, disse.
Ela disse também que muitos usuários, pelo fato de já conhecerem como assistente social, querem ser atendidos por ela. “Claro que não posso atender a todos, mas, sempre que possível, assim o faço, até porque acredito que esse trabalho mais próximo das pessoas faz com que elas se sintam mais seguras, é a nossa transparência e qualidade dos serviços”, relatou.
Sobre ter deixado a vereança para assumir a Secretaria, ela explicou que a decisão foi muito difícil. “Entretanto, após pensar muito, entendi que posso contribuir muito mais como secretária, até porque vejo o ser humano como protagonista, entendendo suas necessidades, anseios e desejos. Quero atuar na transformação social dessas pessoas. Assim, posso garantir que a Secretaria, com o apoio da Administração do prefeito Ademir e do vice Alcir e toda nossa equipe, fará um trabalho de excelência e de eficiência, e essa é a marca que iremos deixar. Estou muito feliz e confiante, pois percebo que o nosso trabalho vem sendo realizado com muita autonomia, motivação e da melhor forma possível”, concluiu a secretária Municipal da Ação Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Neiva de Souza.

Última Edição