Secretária Municipal de Cultura faz um balanço das principais ações

Publicado em 4/02/2017 00:02

Por Lelo Sampaio e Silva

paula topna1A secretária municipal de Cultura, Paula Toppan, afirmou que tão logo o prefeito Ademir assumiu ao cargo de prefeito ele fez uma reunião com todos os secretários e pediu que todos fizessem um planejamento para o ano, dando ênfase aos cem primeiros dias de governo.
“Na verdade, nem tivemos tempo de ‘respirar’, uma vez que tivemos 43 dias do Projeto Sonho de Natal, e não só tivemos a decoração natalina, mas como também espetáculos em todos aqueles dias”, disse.
Já no início do ano houve a implantação do Programa ‘Tô de Férias’, cujo objetivo foi o de proporcionar atividades às crianças durante o período de férias. “Moramos em uma Estância Turística, temos diversos pontos turísticos, e então sentimos que poderíamos usar esses espaços, como a Cidade da Criança, o Aquário Municipal, o Parque Ecológico, levando as crianças para que, nesses locais, pudessem ter momentos de lazer”, explicou Paula.
Ela afirmou que o projeto será realizado nos dois períodos de férias escolares, em julho e janeiro.
Paula afirmou que agora o objetivo maior será dar continuidade com os projetos que já mostraram ser de grande aceitação, como o Circuito Cultural Paulista, com a vinda de espetáculos de dança, teatro, de circo. “Esses eventos, que acontecem em média quatro vezes por semestre, são custeados pela Secretaria do Estado de São Paulo e o município entra com uma contrapartida, com o espaço físico, a divulgação, camarim, som e iluminação”, explicou.
A Secretaria Municipal de Cultura já pleiteou junto a Secretaria do Estado a volta do Ponto MIS – Museu da Imagem e do Som –, programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infraestrutura necessária, como espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local.
“É provável que em março já tenhamos o Ponto MIS, com três sessões de cinema, palestras, dentre outras atividades, que serão realizadas no Complexo Turístico Cultural e Histórico”, explicou a secretária.
Carnaval
Segundo Paula Toppan, a realização ou não do Carnaval 2017 ainda não foi definida. “O prefeito pediu que fizéssemos um levantamento de custos e um projeto de Carnaval de Rua. Entretanto, como ele será realizado justamente no começo da administração, talvez não tenhamos tempo hábil para fazê-lo da forma como queríamos. Assim, até a próxima sexta-feira saberemos se haverá ou não o Carnaval de Rua em Santa Fé”, disse ela.
Paula explicou que a administração tem intenção de realizar diversos eventos já neste início de semestre; entretanto, segundo o prefeito Ademir Maschio há prioridades.
O que é a Cultura?
Há muitos anos se comenta sobre a falta de cultura em Santa Fé, sobe a inexistência de eventos atrativos para os munícipes e visitantes. Entretanto, é evidente que não se pode comparar Santa Fé com centros maiores, como São José do Rio Preto ou até mesmo São Paulo.
“Estamos buscando parcerias com o Governo do Estado, com o Circuito Cultural Paulista, e eu pretendo trazer os melhores espetáculos para a cidade, até porque sabemos que já sabemos o que o nosso público gosta, como stand-Ups, espetáculos de teatro, circo, de música, dentre outros”, disse.
Questionada sobre a necessidade de se trazer outros tipos de vertentes culturais, Paula Toppan afirmou que pretende trazer alguns festivais, como de Rock, Gospel, de MPB, além de shows variados, como de MPB, como o samba.
“Logo teremos artistas locais se apresentando na Feira do Produtor, às sextas-feiras, uma vez que já se tornou tradição o encontro de muitos santafessulenses naquele local. Desta forma, pretendemos levar espetáculos de música e de teatro”.
Prioridades
Sobre as prioridades, a secretária municipal de Cultura afirmou que buscará novas oficinas de teatro, música e dança, proporcionando gratuitamente ao santafessulense a possibilidade de desenvolver algumas dessas habilidades.
“É importante que resgatemos os nossos artistas, sejam eles de Teatro, de Dança, além dos artesões, do Grupo de Violeiros, de Catira, Folia de Reis, dentre tantos outros, e para isso pretendemos proporcionar, seja dando incentivo, seja através de cursos e workshops, mesmo já tendo o nosso calendário cultural de eventos do ano estipulado, como o Encontro de Carros Antigos, Sonho de Natal, Circuito Sesc de Artes, Ficcap”, disse Paula.
Ela explicou que uma das prioridades é também fazer com que o Complexo seja sede de constantes eventos.
A secretária explicou que já existe novo evento, que está no plano de governo do prefeito, que é o Arraiá de Santa Fé, a ser realizado em julho, na Praça Salles Filho, com o objetivo de fomentar a cultura caipira, com catira, Festival de Quadrilhas, shows regionais, o que fomentará o comércio local.
Final de ano
Para as festividades de final de ano, Paula Toppan afirmou que é necessário agora que se traga, além dos shows sertanejos, outros de diferentes estilos, como MPB e Rock, isso para que possa agradar não só os santafessulenses como os turistas.
“Embora esteja na Administração Pública há 9 anos, estar comandando a pasta da Secretaria de Cultura é para mim um grande desafio. Quando fui convidada para assumir o cargo, não o aceitei para satisfazer o meu ego, e, sim, para trabalhar em prol da cidade. Tenho trabalhado incansavelmente, representando as ideias do prefeito e procurando sempre ouvir os desejos da população. Espero que, um dia, as pessoas lembrem de mim não como uma mais uma secretária, mas, sim, como uma pessoa que contribuiu culturalmente para o município”, finalizou a secretária municipal de Cultura Paula Toppan.

Última Edição