Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente fala sobre o seu trabalho
Por Lelo Sampaio e Silva
A Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente é o órgão municipal que atua na execução e no desenvolvimento de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento agropecuário, bem como a conservação e preservação no meio ambiente.
Para saber um pouco mais do trabalho que é realizado em Santa Fé do Sul, O Jornal entrevista hoje o secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, José Tiago de Campos Machado.
Segundo ele, atualmente é responsável por diversos setores, como o Viveiro de Mudas, o Galpão do Agronegócio, a Feira do Produtor, a Ficcap, dentre outros. “O recinto da Ficcap é de nossa responsabilidade. Durante o ano, fiscalizamos os serviços realizados naquele local. Temos baias onde são postos os pneus a serem reciclados, assim como alguns materiais do Projeto Sonho de Natal. Desta forma, é importante o controle de quem entra no recinto. Dentro em breve fecharemos o portão do recinto, isso para que haja um controle ainda maior de quem o acessa”, disse o secretário.
Ainda de acordo com José Tiago, há um acompanhamento das estradas rurais e de projetos voltados ao produtor rural, haja vista que atualmente 80% dos produtores vivem da agricultura familiar.
Ele explicou que está dando sequencia ao funcionamento do projeto Pinae – Programa Nacional de Alimentação Escolar – na cidade. “Estamos dando todo o suporte para o nosso produtor rural, haja vista que o projeto disponibiliza 30% dos recursos para que os itens da merenda escolar sejam comprados diretamente do produtor rural. “Vamos à busca do produtor, e vemos o que ele tem a disponibilizar, como verduras, legumes e frutas, e compramos dele, o beneficiando, uma vez que a compra não passa por qualquer atravessador. Cabe ressaltar que muitos produtores rurais já assinaram o contrato e já estão se preparando para entregar os alimentos. Agora é só entregar as mercadorias, que serão ser distribuídas para a merenda escolar do município”, explicou ele.
Entretanto, o secretário acredita que os produtores rurais do município, que são aproximadamente 26, irão conseguir, por meio de diversos subsídios, aumentar, a cada ano, sua produção, até que chegue a pelo menos 60%. “Nosso objetivo é incentivar os produtores para que os mesmos produzam mais”, ressaltou Tiago Machado.
Sobre a questão ambiental, o secretário disse que, em parceria com o Saae, vem desenvolvendo diversos trabalhos, como a coleta de pneus usados. “Iremos cadastrar todos os proprietários de borracharias da cidade para que eles possam fazer a destinação correta do material, não prejudicando o meio ambiente. Desta forma, termos, as terças e quintas-feiras, das 13:00 às 17:00 horas, o local e horário corretos para o descarte desse material, até porque pessoas de outras cidades têm entrado no local para descartar os pneus inadequadamente”, afirmou ele.
Ele disse ainda que existe a Anip – Associação Nacional da Indústria dos Pneumáticos –, de São Paulo, coleta os pneus usados e efetua o processo de trituramento do material. “Uma parte é destinada para fazer asfalto, e a outra para manter a própria caldeira da empresa de processamento em funcionamento”, afirmou.
A respeito do lixo eletrônico, o secretário fez questão de ressaltar que atualmente a cidade dispõe dois lugares para que o mesmo possa ser depositado, na Secretaria de Agricultura e no Saae.
“É importante também frisar que dispomos de uma máquina trituradora de galhos provenientes das podas de árvores. Assim, ao invés do material ser jogado a revelia, a máquina os tritura, o que acaba servindo de material orgânico para o produtor. Vale destacar o trabalho detrito sólido, como, por exemplo, material de construção civil que foi descartado. Esse material, triturado com um pouco de terra, serve para recuperar estradas de terra que foram danificadas pela chuva”, explicou.
O secretário disse também que dará apoio aos produtores de gado de leite. “Pretendemos desenvolver um trabalho no sentido de incentivar o produtor a desenvolver a técnica da inseminação artificial em seu gado, o que irá melhorar a qualidade do gado leiteiro do município. A Prefeitura dispõe de um botijão de armazenamento de sêmen e, assim, ofereceremos a inseminação em seu gado para que o mesmo tenha uma qualidade melhor para uma maior produção de leite. O projeto é ainda inicial, até mesmo porque ainda iremos comprar o sêmen”, disse ele.
Tiago Campos afirmou que a Secretaria irá dar todos os subsídios no sentido de oferecer palestras, treinamentos e aulas práticas aos agricultores, sem esquecer-se das esposas desses agricultores, que podem, se orientadas, produzir alimentos, fazer horas orgânicas, dentre outras atividades rentáveis.
A respeito do Viveiro de Mudas, Tiago disse que atualmente existem aproximadamente 200 mil mudas de plantas nativas e frutíferas no local; entretanto a intenção é ampliar essa quantidade, bem como a produção de hortaliças, como alface, almeirão, repolho e rúcula que são oferecidas as entidades assistenciais do município. “Muitas pessoas não sabem, mas o fato é que qualquer cidadão santafessulense pode retirar, gratuitamente, até dez mudas e, caso ele queria mais, é pago um valor simbólico por cada uma”, explicou ele.
Com relação às estradas rurais, ele explicou que a Secretaria tem ido até as propriedades rurais para ver a situação das mesmas, como em algumas propriedades onde as curvas de nível estão assoreadas, o que fazem com que a água fique acumulada nessas vias. Desta forma, segundo o secretário, já está havendo um trabalho mais adequado de recuperação. “Vamos até a propriedade, conversamos com o produtor, vemos suas reais necessidades, para, então, tomar a melhor medida”, finalizou o secretário Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, José Tiago de Campos Machado.