Série Antiga Santa Fé: Há 30 anos, Imobiliária Yoshida foi instalada em Santa Fé

Publicado em 27/03/2015 23:03

Por Daniela Trombeta Dias

IMG_3856Dando continuidade à série de reportagens sobre os comércios e estabelecimentos mais antigos de Santa Fé, o entrevistado da semana foi Hisao Yoshida, o proprietário da Imobiliária Yoshida, situada na rua 7, esquina com a rua 16, no centro da cidade.
Hisao Yoshida contou à reportagem que é proprietário do local há 30 anos, desde a sua inauguração, ocorrida no dia 10 de dezembro de 1983.
“A imobiliária começou em um prédio alugado na Avenida Navarro de Andrade, próximo a rua 17, depois mudou-se para outro prédio na rua 7, onde hoje está situado o Credicitrus, cujo local também era alugado. Há vinte anos eu comprei esse prédio, e estou até hoje aqui”, contou ele.
A imobiliária conta com três funcionários, sendo duas as filhas de Hisao, Viviane, que há três anos trabalha com o pai, Priscila, que já completou cinco anos trabalhando na imobiliária, além de Matheus Eliézer Rodrigues.
“Antigamente trabalhávamos com imóveis apenas para venda e locação, entretanto, após a cidade ter se tornado uma Estância Turística, começamos a investir no turismo, e acompanhar o crescimento do município administrando ranchos. Hoje em dia administramos cerca de 30 ranchos em Santa Fé, Rubineia e Três Fronteiras. Pelo que os turistas dizem, a cidade é bonita, atrativa, e bem cuidada. Um exemplo é o Sonho de Natal, que é nosso maior atrativo, assim como o Rio Paraná, embora tenha passado por um longe período de estiagem, diminuindo um pouco os turistas, mas os amantes da pesca e náutica sempre estão por aqui”.
Hisao Yoshida relatou que, sendo um dos pioneiros no ramo de imobiliárias na cidade, foi difícil, pois, poucas pessoas conheciam o que era uma imobiliária. “As pessoas preferiam comprar ou alugar imóveis de vendedores de rua. Aos poucos foram conhecendo o que fazíamos e que a melhor opção era procurar uma imobiliária, pois o cliente não corre riscos de encontrar imóveis com problemas, recebe orientações quanto a documentação e a tudo que for necessário para o negócio”, explicou ele.
Ele ressaltou, também, que atualmente cerca de 350 imóveis estão sendo administrados pela imobiliária para locação. “Além dos ranchos também temos imóveis em Mato Grosso do Sul, em áreas rurais. O que me deixa feliz em trabalhar com isso é poder participar dos sonhos das pessoas como o da casa própria, pois, o cliente, na maioria das vezes pode também estar comprando o primeiro imóvel”, ressaltou.
As filhas, Viviane e Priscila ressaltaram que deve-se ser mais investido em atrativos turísticos, e no marketing da cidade, assim como na área cultural, pois é o que chama atenção dos turistas.
De acordo com elas, é o que chama a atenção dos turistas, pois, os mesmos sempre perguntam o que tem na cidade, o que funciona à noite, e sobre os atrativos culturais e turísticos.

Última Edição