Série: Como me sinto morando em Santa Fé do Sul
Por Lelo Sampaio e Silva
A partir desta edição, O Jornal fará uma série de reportagens com cidadãos comuns de Santa Fé do Sul, sejam eles nascidos aqui ou moradores que vieram das mais diferentes partes do Brasil e que escolheram a cidade para morar.
Para todos, as perguntas serão sempre as mesmas, isto para que uma entrevista não fuja de sua ideia principal, ou seja, os entrevistados falando sobre a cidade, seus atrativos, sobre a atual administração, dentre outras questões.
A entrevistada de hoje é a costureira Juceli de Fátima Lima de Sá, 50 anos, nascida em Tupã. Ela se mudou para Santa Fé do Sul aos 29 anos e, portanto, aqui reside há quase 22 anos.
Divorciada, teve três filhos: Daniel, de 34 anos; Daniely, de 24 anos; e sua saudosa Junieli, que faleceu dia 4 de maio de 2021, aos 29 anos, deixando três filhos. “São meus netos queridos. O Gabriel, hoje com seis anos; Beatriz, três anos; e Samuel, com dois anos de idade. Desde a partida precoce da minha filha, honrando seu pedido, me tornei responsável por essas três pessoinhas pelas quais vivo hoje”, comentou com todo o carinho inerente de uma avó com a maiúsculo.
“Sou imensamente grata a Deus por poder viver uma segunda maternidade, e mais, nesta linda cidade que amo, uma cidade acolhedora e segura. Aqui fomos acolhidos durante o nosso pior momento, e também vivemos os melhores, sendo o preferido nas águas cristalinas que cercam a nossa cidade, como no Parque Ecoturístico das Águas Claras”, disse.
Dona Juceli é simplesmente encantada por Santa Fé do Sul e não pensa em se mudar daqui em hipótese alguma. “Nossa família é verdadeiramente apaixonada por este pequeno paraíso. É como minha filha Junieli dizia: Santa Fé do Sul é a cidade do meu coração, é o meu lar”.
Ela não poupou elogios sobre a Educação no município e tampouco sobre a administração municipal. Vê a cidade talvez diferentemente de muitos que nasceram aqui, haja vista que consegue fazer comparações com “outros olhos”.
“Somos beneficiados com uma Educação de qualidade. As escolas são limpas, organizadas, lindas, com professores totalmente dedicados e capacitados, e com toda uma estrutura que nos tranquiliza ao deixarmos lá nossos pequenos, tendo a certeza de que terão o melhor estudo, e ainda receberão alimentos gostosos e saudáveis, sendo muito bem tratados”, explicou.
Juceli conta que seus filhos sempre estudaram em escolas do município e com seus netos a história tem se repetido. “Meus netos estudam na Escola ‘Professora Lourdes Patrício Fernandes’, onde verdadeiramente não deixa espaço para qualquer descontentamento. E isso é resultado de um trabalho impecável que o nosso prefeito Evandro Mura vem realizando na cidade, com seu comprometimento com o bem-estar da população, um prefeito arrojado, sem preguiça de trabalhar, muito pelo contrário, é incansável e está sempre em busca de uma vida melhor para todos nesta maravilhosa cidade”, disse orgulhosa.
“Um conselho que eu daria seria proporcionar para as crianças menores de sete anos cursos educativos e divertidos para que, além de beneficiados, os pais que trabalham em horários comerciais tivessem mais apoio para seguir suas jornadas de trabalho”, pontuou.
“Enfim, sobre nossa cidade, Santa Fé do Sul, posso dizer que quem a visita se apaixona de vez, fica deslumbrado e vira seu eterno amante, assim como aconteceu com a nossa família. Sou grata a Deus por poder morar neste pequeno paraíso”, finalizou.