Série: Como me sinto morando em Santa Fé do Sul
Por Lelo Sampaio e Silva
Dando prosseguimento à série de reportagens com cidadãos comuns de Santa Fé do Sul, sejam eles nascidos aqui ou moradores que vieram das mais diferentes partes do Brasil e que escolheram a cidade para morar, a entrevistada de hoje é Clara Verônica Ribeiro do Nascimento Cavalcante, autônoma, 36 anos, casada com Jeferson Tiago Cavalcante, operador de máquinas. O casal tem três filhos, Emanuely, 16 anos; Emily Vitória, 13 anos; e Gabriel Henrique, 8 anos.
Clara contou que, embora santafessulense, foi criada em Rubineia. Voltou, para a sua alegria, a morar em Santa Fé há quinze anos. “Amo morar em Santa Fé por ser uma cidade maravilhosa para criar nossos filhos. As escolas são maravilhosas, aqui é uma cidade extremamente limpa e muito boa para passear e curtir os finais de semana com a família, como no Parque Ecoturístico das Águas Claras, Cidade das Crianças, as pracinhas, bem como os restaurantes e lanchonetes que são maravilhosos. É impressionante, mas meus filhos amam brincar nas pracinhas da cidade”.
Ela explicou que seus filhos Emily Vitória e Gabriel Henrique fazem karatê desde 2019 no projeto de Karatê da prefeitura. “A Emily começou o karatê no projeto com o sensei Valmir Bezerra, porém, devido a pandemia, em 2020 o projeto parou, mas ela continuou focada treinando online e depois treinando na casa do sensei. Foi daí que começou a participar de diversos campeonatos, como em Tatuí, Mendonça, Fernandópolis, Jales e Votuporanga, e em todos obteve medalhas, o que levou, ainda mais, o nome de Santa Fé para a região. Neste ano meus dois filhos voltaram para o projeto e estão firmes e contentes, pois o sensei Valmir assumiu o projeto da nossa cidade e está treinando nossas crianças com toda a disciplina. Sei que o projeto ajuda muito na formação do caráter e na educação dos nossos filhos.. Estou muito feliz”, pontuou.
A reportagem perguntou se ela se mudaria de Santa Fé e ela foi enfática em dizer que jamais, e disse um pouco mais. “Nem passa pela minha cabeça me mudar daqui, pois amo este lugar, e mais, se eu não morasse aqui, com certeza me mudaria pra cá se algum dia viesse visitá-la. É uma cidade abençoada. Só acho que é preciso mudar a realidade sobre a limpeza. A população deve começar a colaborar mais, pois só o prefeito fazer sozinho não adianta. Ainda estamos naquela situação de algumas pessoas sujarem a cidade, jogando lixo em locais inadequados, e a administração tendo que limpar, retirar o lixo, quando, na verdade, poderia estar usando esse tempo para cuidar de outros setores”, disse.
“O prefeito Evandro Mura está fazendo uma excelente administração, talvez a melhor de todas. Tudo está muito organizado, desde a Saúde até as escolas, esporte, dentre outros setores. Mura é um homem muito simples, comunicativo, que sempre está com o povo e, no português claro, é gente da gente. Com relação ao secretário de Esportes, Mateus Messaros, vejo uma pessoa excelente, sempre prestativo e sempre apoiando nossas crianças no esporte. Sobre a cidade, Santa Fé do Sul é um local maravilhoso para se viver, uma cidade onde se pode ter tranquilidade para nossa família, onde temos a chance de trabalhar e viver honestamente”, finalizou Clara Verônica Ribeiro do Nascimento Cavalcante.