Série: Igreja do Evangelho Quadrangular

Publicado em 24/10/2015 00:10

Por Lucas Machado
IEQ IGREJA CAPADando continuidade à série de reportagens sobre as igrejas de Santa Fé, nesta semana a reportagem de O Jornal fala sobre a Igreja do Evangelho Quadrangular.
Assim como a maioria das igrejas evangélicas, a Igreja do Evangelho Quadrangular, cuja denominação é cristã evangélica pentecostal, foi fundada nos Estados Unidos, pela evangelista Aimee Semple McPherson, em 1922.
A visão da IEQ é a de apresentar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador; o Batizador, como o Espírito Santo, o médico dos médicos, e o Rei que há de vir.
No Brasil, a primeira Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada na cidade de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo, em 15 de novembro de 1951, pelo missionário integrante da ‘Foursquare Gospel Church’, Harold Edwin Williams, natural de Los Angeles, EUA.
Em Santa Fé, a 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada no dia 8 de agosto de 1988, e hoje há duas igrejas na cidade, que são vinculadas, sendo a primeira localizada na rua 17 e a segunda, na Rua Perimetral Leste.
Em entrevista a reportagem, o pastor auxiliar da 1ª IEQ, Ailton José da Silva, explicou que às terças-feiras, às 19:45 são realizadas reuniões, que são denominadas de Igreja em Célula. “Existem cerca de 18 células, dentre elas com homens, mulheres, crianças e jovens, e, na ocasião, acontecem reuniões sobre a palavra de Deus”.
Ele relatou também que às sextas-feiras e aos domingos, às 19:30 horas, são realizados os cultos. “Na primeira IEQ, cujo pastor é o Valdeir José da Silva, chega a comparecer cerca de 350 fiéis por reunião. Já na segunda, cerca de cem pessoas”, contou.
Simbologia e cores
Existem, na Igreja do Evangelho Quadrangular, quatro doutrinas principais, representada pelas simbologias e cores do logo oficial da instituição religiosa.
O primeiro símbolo é a cruz, que lembra que Jesus morreu para salvar a todos, recebendo um castigo que era da humanidade, e, dessa forma, não existe mais culpa para quem confia em Jesus. No primeiro símbolo está a cor vermelha, que tipifica o sangue de Cristo, que foi derramado na cruz, a fim de dar a humanidade a Salvação.
O segundo símbolo é a pomba, que representa o Espírito Santo, que Deus enviou para dar poder e ser o consolador sempre presente às pessoas. A cor é amarela, que tipifica o batismo com o Espirito Santo.
No terceiro símbolo há um cálice, símbolo da Medicina, que faz alusão a Jesus, que é o grande médico, poderoso para curar qualquer enfermidade. A cor é a azul, que representa a cura divida.
O quarto e último símbolo é uma coroa, que diz respeito a um rei, que é Jesus, o esperado por todos, uma vez que a promessa que Ele deixou foi a que Ele irá voltar. A cor representada é a roxa, que tipifica a volta de Jesus como rei.
Atualmente
A Igreja do Evangelho Quadrangular Internacional, hoje, está presente em 146 países pelo mundo. No Brasil, a IEQ já conta com nove missionários espalhados por sete países.

Última Edição