Série: Metas e projetos de prefeitos da região

Publicado em 30/04/2016 00:04

Por Vinicius da Costa

1-O prefeito de Santana da Ponte Pensa, Zeca de MeloO destaque da cidade de Santana da Ponte pensa foi o Selo Ouro de Excelência em Saúde

Nos anos de 1920, a região onde se encontra o município de Santana da Ponte Pensa era uma área inexplorada, onde apenas existia a criação de gado, sendo essa a principal fonte de riqueza. Havia a antiga Fazenda Ponte Pensa, com seus trinta mil alqueires de terra, com sete mil, duzentos e sessenta hectares, de propriedade de José Karan. As terras que se pretendia cultivar aguardavam a chegada dos primeiros colonos.
Por volta de 1950, quando já se desbravara toda a região, através do retalhamento das terras de propriedade da CAIC – Companhia Agrícola Imobiliária de Colonização –, um conhecido desbravador do sertão, Francisco Schimdt do Prado, iniciou a colonização da área.
A Companhia Schimdt, juntamente com os herdeiros de José Karan, fundaram a cidade e, a 12 de outubro de 1951, já era levantado o primeiro cruzeiro e rezada a primeira missa campal.
Dando continuidade à série de reportagens “Metas e Projetos dos prefeitos da região”, o entrevistado desta edição é o prefeito Zeca de Melo, de Santana da Ponte Pensa, que iniciou seu mandato no ano 2013 e terá o término neste ano.
Nestes quase quatro anos, foram realizadas a pavimentação asfáltica da estrada que liga o município ao Estádio Municipal e a do Recinto de Festa do Peão, além de obras de infraestrutura, como galerias de águas pluviais, muros de arrimo e o alambrado que foi instalado às margens da via férrea que passa ao lado do Conjunto Habitacional Luiz Antônio Pessota, como medida de proteção e segurança.
“Merecem destaque obras como a revitalização dos canteiros centrais das principais avenidas da cidade, da Avenida Santana e parte da Avenida São Joaquim, a construção do campo de bocha e malha, a cobertura e adequação da piscina municipal, e a recuperação da Ponte do Ribeirão Ponte Pensa”, disse o prefeito.
O prefeito ainda destacou que durante seu mandato, um dos objetivos foi desenvolver políticas públicas para favorecer as pessoas mais necessitadas, e, nesse sentido, o Setor Social do município desenvolveu diversas ações e projetos que beneficiaram a população, como aulas de Karate, Natação, Hidroginástica, Dança, Música, Informática e Manutenção de Computadores, Alfabetização de Adultos, além de Projetos de Reciclagem, Coleta de Óleo, Encanto de Natal, a Escolinha de Futebol, dentre outros.
Foram oferecidos a população cursos profissionalizante realizados pelo Programa Via-Rápido Emprego, juntamente com a SERT – Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho –, e Sindicato Rural de Santa Fé do Sul, beneficiando em torno de 100 cidadãos e os tornando aptos para o mercado de trabalho.
Outra conquista foi a frente de trabalho, que beneficiou cerca de 50 cidadãos, que prestaram serviços nos mais diversos setores da administração.
No setor da Educação, o município conquistou junto a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo uma Creche Escola, que irá beneficiar funcionários e alunos, além de toda acomodação e materiais para o aconchego das crianças de nosso município. A obra já está em andamento.
Foram conquistados também veículos e maquinários que promoveram a renovação da frota municipal, como duas vans para transporte coletivo de pacientes, duas ambulâncias para remoção de pacientes em caso de emergência, dois veículos para serviços da Secretaria Municipal de Saúde, um micro-ônibus com elevador destinado a cadeirantes, três micro-ônibus para transportar os alunos residentes na zona rural, um veículo para o setor social, um veículo para o Conselho Tutelar, dois caminhões caçamba, um advindo do Governo Federal e um do Governo do Estado de São Paulo para a manutenção de vias urbanas e rurais, um caminhão gaiola para a coleta seletiva de lixo, uma retroescavadeira, uma moto niveladora e uma pá carregadeira para serviços na área rural.
O projeto que mais se destacou, dando ótimos frutos à cidade, foi o “Selo Ouro de Excelência em Saúde”, conferido pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a classificação do município por um estudo realizado e divulgado pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada –, como a segunda cidade menos vulnerável do Estado de São Paulo, ou seja, com melhor qualidade de vida.
“Os ótimos índices alcançados pelo município em todas as avaliações governamentais demonstram que a administração desenvolveu um trabalho dentro das perspectivas. Mesmo em tempos de crise financeira que assola o País, a cidade conseguiu se destacar no atendimento à população no setor da Saúde. Salários foram pagos em dia, como forma de valorizar o funcionalismo municipal; a frota municipal foi renovada; obras de destaque foram realizadas na cidade e principalmente os serviços de Saúde, Educação, Agricultura, Social, Esporte, dentre outros fundamentais, foram mantidos e oferecidos com qualidade para a população”, finalizou o prefeito Zeca de Melo.

Última Edição