Série: Metas e projetos dos prefeitos da região

Publicado em 16/04/2016 00:04

Por Vinicius da Costa

O  entrevistado da semana, o prefeito Silvano, de Nova Canaã Paulista, relatou que em sua administração a maior conquista foi o conjunto habitacional

Capa SilvanoA cada quatro anos no Brasil, em um domingo do mês de outubro, um evento tem se repetido, quando os brasileiros vão às urnas escolher novos chefes para o poder executivo de seus municípios.
Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social.
Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a ideia de que o poder executivo é, de fato, aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa a política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela Câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.
Contudo, o prefeito não governa sozinho, e, por isso, depende de apoio político da Câmara Municipal, assim como de outras esferas governamentais, ou seja, do governo estadual e federal. A ajuda destes dois últimos se dá através de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e implantação de programas sociais, os quais, principalmente no caso de prefeituras de pequenos municípios, tornam-se fundamentais para o atendimento das demandas.
A equipe de O Jornal inicia uma série nesta edição com prefeitos de nossa região, procurando saber quais foram os projetos elaborados por cada administração perante seus anos de mandato.
Iniciamos nesta edição com o prefeito de Nova Canaã Paulista,  Silvano Cesar Moreira,  aonde teve inicio seu primeiro mandato de 2009 a dezembro de 2012,  sendo reeleito em janeiro de 2013 e terá o término em dezembro deste ano.
Todas as prefeituras recebem repasses dos governos federais e estatuais para elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipios.
Visando essas respectivas áreas,  Silvano relatou sobre quais metas foram cumpridas e quais planos foram traçados para que alcançasse a melhor qualidade de vida a população.
Nova Canaã se tornou três vezes vencedora da Palma de Ouro, que contempla as 100 melhores secretarias municipais de educação.
“A melhoria da educação foi um ponto aonde evoluímos bastante, pois toda a rede de ensino era estadual. Em nosso primeiro ano de mandato, em 2009, conseguimos municipalizar o ensino,  fazendo um levantamento para analisar se conseguiríamos melhorar ensino das crianças, além do aspecto financeiro, para que nenhuma parte dessa remodelação saísse prejudicada”, relatou o prefeito.
A SDS – Secretária de Desenvolvimento Social – aponta em um de seus levantamentos que Nova Canaã Paulista tem a expectativa de vida de 96 anos, sendo uma das maiores do estado, e o segredo parece estar em sua estrutura médica.
Segundo o prefeito, Nova Canaã passou por contratações de mais e melhores médicos, enfermeiros. Seu centro médico passou por ampliações e adequações e sua frota de ambulâncias foi totalmente renovada.
“A principal preocupação era com a geração de empregos,  pois grande parte da população saia para as demais cidades vizinhas para poder trabalhar e manter suas despesas. Em outubro de 2009 conseguimos adquirir terrenos em Nova Canaã para fazer um distrito industrial, e esse distrito já está em funcionamento, com galpões, como uma fábrica de pão de alho, o que fez, sem dúvida, gerar empregos”, disse.
O município deverá preservar pela conservação e manutenção de vias públicas, sejam elas urbanas e rurais. Assim, em abril de 2010 foi instituído o projeto de pavimentação asfáltica e de guias e sarjetas nas vias da cidade.
“As estradas não pavimentadas foram cobertas com pó de pedra para evitar possíveis atolamentos. Procuramos não somente um conforto nas vias de nossa cidade, mas também a renovação de toda a frota da Prefeitura, que hoje possui duas máquinas patrol, uma pá carregadeira, caminhões basculantes, tratores, três mico ônibus, ônibus novo, carro e van para a Saúde, dando foco e conforto a população, que é o nosso maior bem”, disse Silvano.
Nova Canaã é conhecida na região por suas festas com entrada franca e de qualidade, sejam elas o Carnafest, a Festa do Peão, o Show de Virada do Ano e a Festa Junina. Para o prefeito, festividades em uma cidade pequena servem para aliviar, muitas vezes, os conflitos e tensões inerentes ao ser humano.
“As obras mais importantes da nossa administração foram a reforma do Centro Comunitário; da Quadra de Esportes, no Distrito de Socimbra; do Velório Municipal; do Almoxarifado, com recursos próprios; a reforma do Cras – Centro de Assistência Social –; a construção de quiosque e cobertura da Quadra Poliesportiva, e a mais importante, que foi a conquista do Conjunto Habitacional, com 72 casas, pois é um prazer proporcionar e trabalhar para que as pessoas de nossa cidade tenham suas moradias próprias”, finalizou Silvano.

Última Edição