Somente nas duas primeiras semanas de janeiro já choveu 170,8 milímetros
Em janeiro do ano passado, no mês inteiro
choveu 126 milímetros
Por Lucas Machado
O ano de 2015 terminou e, de acordo com a ETA – Estação de Tratamento de Água e Esgoto –, do Saae, no ano todo choveu 1,560 milímetros.
Em uma entrevista publicada no dia 12 de dezembro em O Jornal, o superintendente do Saae, Adércio Rodrigues, relatava que a expectativa para 2016 era de muita chuva, e isto já vem se concretizando, uma vez que, até o momento, já choveu 170,8 mm, ou seja, mais do que choveu no mês de janeiro inteiro do ano passado.
“Este ano, a expectativa realmente é de que chova muito, mas isso nem sempre se confirma. Portanto, sabemos que, após um longo período de chuvas, pode ocorrer um longe período de estiagem”, relatou ele.
Sabemos que a chuva é benéfica; entretanto, quando vindo de forma muito forte, pode ocasionar problemas, inclusive no setor agrícola.
Em entrevista com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Fé, Vagner Luiz Gurian, o mesmo relatou que as plantações mais comuns em Santa Fé são a pastagem; a cana-de-açúcar; a citricultura (laranja); a seringueira; o eucalipto; milho e o sorgo, que serve de silagem, ou seja, alimento dos animais.
“A chuva é benéfica pra todas essas culturas. A situação que a chuva é maléfica é geralmente na colheita, por exemplo, no estado do Mato Grosso, onde os produtores estão colhendo grãos, como a soja. Lá tem havido muita chuva, o que dificulta a colheita, o transporte da lavoura até as indústrias. Porém, em Santa Fé, a chuva não está prejudicando em nada, pelo contrário, vem sendo benéfica”, disse Gurian.
Com uma média de 106,5 milímetros de chuva por mês, Vagner Luiz afirma que foi um ano muito bom de chuva. “De 2011 até o momento, 2015 foi o ano que mais choveu; entretanto, não vem sendo maléfica para as culturas, pois tem vindo de maneira calma, não causando erosão, sem vento e sem estragos. Chuvas calmas não causam dano à agricultura, assim como no perímetro urbano”, finalizou Vagner Luiz.