Sucos industrializados não fazem bem à saúde

Publicado em 7/02/2015 00:02

Por Daniela Trombeta Dias

imagesO dia-a-dia corrido obriga muitas pessoas a mudarem seus hábitos alimentares; hábitos estes, saudáveis, e que eram praticados por seus pais e avós, como preparar e ingerir todos os dias sucos naturais. Muitas pessoas não têm tempo para comprar as frutas e dela extrair o suco, e por isso optam por comprar o suco industrializado ou em caixinha, como é conhecido.
Esses sucos são saborosos, práticos, e basta colocá-los na geladeira antes de consumir e, acima de tudo, aparentam ser saudáveis, pois contém néctar de frutas. Porém, segundo a nutricionista Camila Duran, esta pode não ser uma boa opção para a saúde.
‘“Os sucos de caixinha, na verdade, são feitos com o néctar de frutas, e, embora isso pareça o mais puro da fruta, não é, pois, ao falar em néctar, significa que o suco possui apenas 30% de fruta; o resto é água, açúcar e outros ingredientes. Em alguns sucos, nem néctar foi usado, mas, sim, outras bebidas mistas”, informou.
De acordo com a profissional, todos os sucos possuem conservantes, e por isso não são saudáveis. “A melhor opção continua sendo o suco natural, ou feito com a polpa da fruta, pois os sucos em caixinha, por conta dos conservantes, ficam em ambientes propícios para fungos e bactérias”, explicou.
Disse ainda que os nutrientes do suco em caixinha são as vitaminas A, C, D e E, as quais são artificialmente adicionadas, ou seja, não são naturais, são sintéticas.
“Outro problema é a quantidade de açúcar que eles possuem, que é praticamente a mesma quantidade que tem em um copo de refrigerante, sem contar os corantes e conservantes, e é por isso que os sucos em caixinhas não são nada saudáveis, uma vez que contêm aditivos químicos, conservantes, corantes e flavorizantes (sabor sintético)”, afirmou.
Ler o rótulo também deve ser um hábito do consumidor. “Existem certas bebidas que contém frutas que nada têm haver com o sabor descrito na embalagem, como, por exemplo, um suco de maracujá, que pode conter maçã, laranja, uva, abacaxi e até cenoura, e, devido a isso, o consumidor deve ficar atendo, principalmente as pessoas alérgicas. Outra dica é olhar a ordem dos alimentos, pois se o açúcar vier primeiro que as frutas, significa que o produto tem mais açúcar do que qualquer outro ingrediente”, explicou.
A nutricionista deu uma dica para quem tem dificuldade em comprar frutas frescas para preparar o suco. “Basta congelar porções de frutas como, por exemplo, de abacaxi, melancia, melão, e, quando for consumir, bater no liquidificador”.

Última Edição