Tilápia se torna oficialmente o prato típico da culinária gastronômica de Santa Fé do Sul

Publicado em 20/04/2023 00:04

Da Redação

A Tilápia é considerada o prato típico oficial da Estância Turística de Santa Fé do Sul, instituída pela Lei n° 4.453, de 12 de abril de 2023, sancionada pelo prefeito Evandro Mura, após ter o Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal de Vereadores na última semana.
De carne macia, suave, saborosa e sem espinho, a tilápia vem conquistando o paladar dos brasileiros e cada vez mais fazendo parte da gastronomia. Além de ser considerado saudável o consumo de peixe, a tilápia é uma espécie rentável, que movimenta a economia, gera emprego, desenvolve a tecnologia e, por isso, sua criação está em grande expansão no mercado.
De acordo com uma matéria de repercussão nacional feita pelo Globo Rural, em 2021 a exportação brasileira de peixes cresceu cerca de 80% em dólar, sendo a tilápia a espécie mais vendida, elevando o Brasil a um dos maiores produtores desse peixe no mundo.
A Estância Turística de Santa Fé do Sul é considera um dos principais polos de produção de tilápia em tanques e rios do país, movimentando cerca de R$ 1 bilhão ao ano com a criação de em média 30 mil toneladas de tilápia ao ano, gerando mais de 1.500 empregos diretos e indiretos, tornando-se referência na criação do pescado.
A iniciativa do Projeto de Lei que instituiu a tilápia como o prato oficial de Santa Fé foi do vereador Vaguinho Lopes, com o intuito de dar mais visibilidade turística à gastronomia da Estância Turística, que já é tão apreciada nos mais diversos pratos típicos consumidos frequentemente pela população e por turistas, como o bolinho, trouxinha de tilápia, o filé frito e nas mais diversas receitas em molho, assado, lasanha, pizza, espetinho, pururuca, tudo à base de tilápia, inclusive nos preparos de comidas japonesas e em sashimi (peixe cru temperado).

Última Edição