Time de Gateball de Santa Fé do Sul conquista o tricampeonato brasileiro no 38º Campeonato de Gateball
Por Lelo Sampaio e Silva
O time de Gateball de Santa Fé do Sul foi tricampeão no Campeonato Brasileiro de Gateball, ocorrido nos dias 18 e 19 de maio, na Associação Cultural e Desportiva em Caucaia do Alto – Cotia (SP).
A grande final foi contra a fortíssima equipe de Nippon B, e a equipe de Santa Fé do Sul, foi superior e conseguiu derrotá-la por 15 a 5, sagrando-se a grande campeã.
A equipe é composta por Sérgio Issao Kobayakaua, Maurício Massaro Kobayakaua, Vander Rafael da Silva, Kenzo Kobayakaua e Wilter Marcos de Assis.
Em entrevista a O Jornal, o atleta e tesoureiro do Clube Nipo Brasileiro de Santa Fé do Sul, Sergio Issao Kobayakaua, explicou que o gateball foi introduzido na Estância Turística de Santa Fé do Sul no ano de 1987 e nos últimos anos tem obtido excelentes resultados. “Em 1998 nosso time foi campeão brasileiro na categoria Ouro, em Riolandia (PR); em 2003, campeão brasileiro na categoria Diamante, em Maringá (PR); em 2016, campeão brasileiro, na categoria Prata, em São José do Rio Preto; em 2017, bicampeão brasileiro na categoria Prata, em Marília; em 2017, bicampeão brasileiro na categoria Prata, em Marília; em 2019, campeão sul-americano na categoria Prata, na Argentina, e agora, em 2024, tricampeão brasileiro em Caucaia do Alto – Cotia”
“O Gateball foi criado em 1947, no Japão, por Eiji Suzuki. Originalmente foi criado para crianças, mas os idosos se entusiasmaram pelo esporte, porque pode ser praticado em idade avançada. É fácil de aprender e não muito exigente fisicamente falando. Trata-se de um esporte coletivo de taco, com duas equipes com cinco pessoas cada, vermelha e branca.