Unifunec faz história com o reconhecimento do curso de Medicina e consolida a excelência no ensino superior
Da Redação
A última quarta-feira (16) foi mais uma data que entra para a história do Centro Universitário de Santa Fé do Sul (Unifunec). Consolidado por meio de um trabalho de gestão e excelência dos últimos quatro anos, o curso de Medicina é reconhecido por meio do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, pelo prazo de três anos, prazo máximo concedido pelo órgão para o primeiro reconhecimento.
“Estamos imensamente orgulhosos e felizes com essa grande conquista. Trabalhamos muito e fizemos grandes parcerias, regionais e estaduais, para que esse reconhecimento fosse realidade, fruto da harmonia e trabalho de união entre pedagógico e administrativo”, disse o presidente do Unifunec, Fernando Benitez, durante o ato de reconhecimento do curso, na sede do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, na capital.
O curso de Medicina do Unifunec tem como um dos seus pilares o aprendizado prático com atendimento humanizado à população santafessulense e região. Com um ensino de excelência, uma infraestrutura moderna e de ponta, uma gestão planejada e organizada e professores altamente capacitados, o curso de Medicina hoje é referência em todo Brasil. Em 2025 formará a primeira turma.
O reconhecimento de um curso é um processo que se inicia com o protocolo do projeto pedagógico pela instituição. Após apreciação da assistência técnica, o CEE-SP envia dois docentes pareceristas para a verificação das condições gerais de realização do ensino, como infraestrutura (salas de aula, laboratórios, biblioteca, locais de internato e atuação prática), corpo docente (titulação, qualificação e aderência às disciplinas que leciona) e proposta pedagógica (matriz curricular, metodologia de ensino, sistemática de avaliação e referencial teórico).
“Esta conquista é fruto de um trabalho sinérgico, comprometido e incansável de uma equipe unida e fortalecida. Agradeço e parabenizo a toda equipe Unifunec. Mais um objetivo atingido que eleva a instituição no cenário do ensino superior nacional”, disse o reitor do Unifunec, o professor doutor Guilherme Hiroshi Yamanari.
“O Unifunec está num processo de constante evolução. O reconhecimento do curso de Medicina é um marco que consolida e destaca a qualidade do ensino superior do nosso Centro Educacional”, destacou o prefeito Evandro Mura.
Participaram do ato do reconhecimento, o presidente do Unifunec, Fernando Benitez; o reitor, professor doutor Guilherme Hiroshi Yamanari; o diretor executivo, Givan Miranda; e o pró-reitor de graduação e extensão, professor doutor Max Douglas Faria.
Sobre o curso
Atualmente, o curso de Medicina do Unifunec tem 320 alunos matriculados e aproximadamente 80 docentes entre especialistas, mestres e doutores. O principal objetivo do curso é formar profissionais capacitados para atuar com excelência na promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, sempre colocando o ser humano no centro do cuidado. Além de oferecer uma sólida base teórica e prática, o curso busca desenvolver em seus alunos a empatia, o compromisso social e a ética, essenciais para o exercício responsável da medicina.