Unifunec se consolida como referência em excelência na avaliação Pibic/Capes
Da Redação
No último dia 25, o Centro Universitário de Santa Fé do Sul (Unifunec) destacou-se na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que analisou mais de 300 instituições de ensino superior no Brasil. A instituição foi reconhecida por seu desempenho no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), com foco em ações afirmativas que promovem a inclusão social e de estudantes dos cursos de Licenciatura.
Atuando no Pibid desde 2012, o Unifunec reafirma seu compromisso com a formação de docente dos cursos de licenciatura. O programa abrange os cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física. A instituição apresentou projeto institucional e quatro subprojetos, destinados a criar oportunidades para alunos bolsistas atuarem nas escolas de Educação Básica, apoiados por professores supervisores, nas escolas do município de Santa Fé do Sul.
O Unifunec obteve uma pontuação de 182,50 de um total de 200 para o projeto institucional e uma média de 93,75 pontos nos subprojetos com a aprovação de 102 bolsas para os alunos dos referidos cursos, evidenciando um desempenho excepcional de toda a equipe envolvida.
A coordenadora institucional do Pibid, Amélia de Lourdes Nogueira da Fonseca, conduziu a entrega do Projeto Institucional e dos Subprojetos, que incluem: Pedagogia, subprojeto voltado para a alfabetização, coordenado pela professora doutora Georgea Suppo Prado Veiga e pela professora mestre Maria Cristina Teiga Rodrigues; Ciências Biológicas, coordenado pela professora doutora Andreia Estela Moreira de Souza, voltado para metodologias em salas de aula; Educação Física, coordenado pela professora mestre Mara Cristina Antunes Sampaio Bavelloni e pelo professor mestre João Aldo Zanachi, direcionado à psicomotricidade na educação infantil. E um projeto Interdisciplinar, que integra Pedagogia e Educação Física, coordenado pelo professor mestre Danilo Pessopane de Almeida para atender alunos autistas do município.
Amélia de Lourdes Nogueira da Fonseca celebrou o resultado como reflexo do esforço e dedicação de todos envolvidos: “Este resultado reforça nosso compromisso em oferecer as melhores práticas de ensino e formação docente aos nossos alunos”.
O reitor do Unifunec, professor doutor Guilherme Hiroshi Yamanari, também parabenizou a equipe pelo desempenho notável, destacando que o sucesso alcançado não apenas reafirma a excelência acadêmica, mas também os motiva a continuar evoluindo e aprimorando os programas de ensino da instituição.