V Mostra de Violas e Ponteios teve recorde de público
Almir Sater, As Galvão e Mariangela Zan foram alguns dos cantores que se apresentaram na Mostra
Da redação
A Prefeitura de Santa Fé, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e com a Abaçaí Cultura e Arte, realizou, nos dias 21, 22 e 23, a V Mostra de Violas e Ponteios.
O evento, segundo o secretário de Cultura Beto Alcalá, foi um dos que reuniu o maior público este ano, uma vez que pelo menos 33 mil pessoas prestigiaram a Mostra, quando puderam apreciar apresentações da música de raiz e da tradicional viola.
Beto Alcalá disse que o evento agradou ao público porque as músicas caipira e sertaneja fazem parte do dia a dia da população. “A música de raiz faz parte da cultura do interior e das nossas tradições, e não podemos deixá-la morrer. Esse evento é realizado com muito carinho e dedicação para todos, exatamente para que não percamos a nossa identidade”, afirmou ele.
O secretário adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek, presente no evento, disse que a Secretaria busca ouvir o interior, onde a música caipira é executada por músicos de alto nível e passada de geração para geração.
A Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto abriu o evento com um repertório que mesclou canções tradicionais e atuais.
A noite seguiu com apresentações da dupla Roberto e Adalberto, Vitor Ugo e Gustavo, e Mariangela Zan, que está preparando um CD com clássicos da música de raiz.
No sábado, as atividades começaram logo pela manhã com o Café com Viola, com a cantora Mariangela Zan e a Orquestra de Violeiros de Santa Fé. Em seguida, os fieis receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e participaram de louvor com a Cia de Reis Estrela do Oriente, de Três Fronteiras. À noite, a dupla Fernando e Renan se apresentou, seguidos do cantor Santiago Lima, que lançou seu CD.
Para encerrar, o público lotou a praça para assistir ao cantor Almir Sater, que interpretou grandes sucessos, como Chalana, Tocando em Frente, Trem do Pantanal e Comitiva Esperança.
O fechamento da Mostra aconteceu com a Missa Campal Sertaneja, com a participação da dupla Fernando e Renan, e, logo após, show com As Galvão, uma das duplas mais conhecidas e respeitadas do Brasil, com repertório composto por mais de 300 músicas.