Vem aí a 59ª edição do Bon Odori de Santa Fé do Sul
Por Lelo Sampaio e Silva
Será realizada, no dia 23 de setembro, no Clube Nipo Brasileiro, a 59ª edição do Bon Odori de Santa Fé do Sul, um festival de dança, música e culinária japonesa, cujo principal objetivo é divulgar a cultura japonesa, estreitando os laços de amizade entre Brasil e Japão. Durante a festa se reverencia os antepassados, tanto na parte espiritual (bon) quanto na parte festiva (odori).
Segundo o tesoureiro do clube, Sergio Issao Kobayakaua, o evento acontecerá a partir das 19h30, no próprio clube, localizado na rua 29, esquina com o Saae.
“O Bon Odori é uma festividade tradicional no Japão, de agradecimento e alegria, onde famílias participam com danças simples que remetem a movimentos de trabalho rural, como colheita de arroz e escavação de minas de carvão. Por ter origem folclórica, as apresentações encantam pelo ritmo e caracterização dos dançarinos. A música, que combina diversos instrumentos tradicionais, como flautas e tambores, combina perfeitamente com os movimentos fluídos da dança. Juntos, esses elementos são símbolos de equilíbrio, agradecimento e trabalho em equipe, alguns dos pilares da cultura oriental. Nesta edição haverá também a apresentação da Banda Folclórica e danças típicas.
A O Jornal, Sergio Kobayakaua explicou que virão comitivas de Urânia, Palmeiras, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Araçatuba e que serão servidas comidas típicas, como o Udon, Moti, Mandiú e o Hot holl, além de peixe frito, pastel, espeto de carne e bebidas em geral.
“O Bon Odori é uma festa tradicional, com entrada gratuita, e uma das mais antigas de Santa Fé do Sul. Gostaria neste momento de convidar a todos a participar e prestigiar o nosso Bon Odori, que promete, mais uma vez, ser um sucesso”, finalizou Sergio Issao Kobayakaua.